Promovendo mais um momento de reflexão sobre essa data, será realizado neste 13 de maio o Acarajé da Mina, reunindo Mestres, músicos, pesquisadores, escritores e outras pessoas interessadas no reconhecimento e fortalecimento das raízes negras de nossa sociedade.

O 13 de maio é uma data importante para a reflexão sobre o fim oficial da escravatura no Brasil. Resultado da mobilização de lideranças sociais, artísticas e políticas, a Lei Áurea marca o momento em que o Império Brasileiro não tinha mais forças para manter o tratamento animalizado das pessoas que foram sequestradas e escravizadas da África e de seus descendentes.


No entanto, o fim decretado das senzalas e dos maus tratos não foi definido com as devidas reparações, reconhecimento e cuidados para a sobrevivência dessas pessoas. Ao memo tempo, havia o interesse na imigração de europeus que vieram para o Brasil, recebidos com políticas de suporte para a sua fixação.
Nesses 136 anos há pouco a se comemorar, mas há muita a se refletir sobre o valor e as contribuições que a diáspora africana trouxe para o país, colaborando para o desenvolvimento tecnológico, para a expansão da produção, para a efetivação de uma cultura rica e diferenciada em todo o mundo.
Venha degustar com a gente esses sabores, saberes e sons!

Acompanhe a programação:
Acarajé na Mina


Dia 13 de maio de 2024, a partir das 18h
Entrada franca – Mina Du Veloso – Ouro Preto
18h – Abertura do evento Acarajé na Mina – Alexandre Almeida, idealizador
18h20 – Alexandre convida Mestre Paulo Brasa
18h40 – Apresentação da Bateria Carabina
Lançamentos dos Livros:
19h – “Eu, Menina Preta”: Roberta Froes, Ouro Preto
19h20 – “Cidadania e Racismo”: Otávio Henrique Ferreira Silva, Belo Horizonte
19h40 – “Do carvão ao Diamante – tudo que você precisa para cuidar sozinho do próprio negócio”: Lucas Veríssimo, Belo Horizonte
20h – “Poesia Marginal – a rua me fez poeta”: JR (Júnio Ricardo Magalhães), Ouro Preto
20h20 – “De Onde Vem?”: Sidnéa Santos (participação Du Evangelista), Ouro Preto
20h40 – Bate papo com os autores
Evento: Acarajé da Mina
Local: Mina Du Veloso – Ouro Preto