Ouro preto – A primeira Conferência Regional para Organização de Catadores de Materiais Recicláveis, uma inicitiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Universidade Federal de Ouro Preto, no Centro de Convenções de Ouro Preto, foi realizada naúltima sexta-feira, dia 04/11.
Estiveram presentes as Associações: ACMAR(Ouro Preto), Associação de Catadores do Padre Faria(Ouro Preto), AMRAP (Antônio Pereira – OP), ASCOB( Ouro Branco), CAMAR(Mariana), ASCITO( Itabirito ), ASMARCOL( Cons. Lafaiete ), Catunidos( BH), COOPERT (Itauna) , além do Grupo Renascer Melhor Idade, Grupo NATA, INSEA e ANCAT.
O evento teve início com uma apresentação musical de violino conduzida por Vinicius Galiisa e logo após uma Dinâmica Ambiental liderada por Maria das Graças, Assessora de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Em seguida foi apresentado o Programa Ouro Preto Recicla, fazendo um panorama atual da coleta seletiva, uma parceria entre a PMOP e as Associações ACMAR e Ass. Do Padre Faria . Além disso, foi apresentado a nova Associação, a AMRAP , Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Antônio Pereira e o Secretário de Meio Ambiente , Chiquinho de Assis, sinalizou a intenção de se criar uma associação em Cachoeira do Campo.
A UFOP apresentou o Programa de Educação Tutorial, o PET Ambiental, a Empresa Júnior de Metalurgia, a Metal Júnior, além do da apresentação “A Saúde no novo normal- Pós Pandemia”. Houve também uma apresentação sobre os desafios e dinâmicas durante a pandemia, que precisaram ser adotadas pelos catadores de materiais recicláveis. O professor Máximo conduziu as apresentações ao público presente e os temas foram todos bem discutidos pelos participantes.
No período da tarde os participantes visitaram os galpões de triagem da ACMAR e Associação do Padre Faria. O evento teve fim após uma roda de conversa com a representante do INSEA, Lívia, Marislene e Guilherme e a formação do grupo de trabalho para a realização do Fórum de Resíduos de 2023.