Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Neste mês de outubro, quando se comemora o Dia Mundial do Judô, dez atletas do projeto “Esporte, Cidadania Judô de Ouro”, da Fundação Aleijadinho, disputaram o torneio nacional que aconteceu na Cidade dos Meninos Divina Providência, em Ribeirão das Neves. E a turma conquistou, ao todo, 6 medalhas, sendo 1 de ouro, 1 de prata e 4 medalhas de bronze. Um dos destaques foi o jovem Pedro Vargas, do Núcleo de Santa Rita, que em sua primeira participação já levou bronze na categoria sub-13.
No Campeonato Nacional de Judô 2022, os atletas do “Esporte, Cidadania Judô de Ouro” que conquistaram medalhas são: Nicole Sena – Ouro, Ester Correia – Prata, Heitor Mendes – Bronze, Pedro Vargas – Bronze, Victor Barbosa – Bronze, e Hernani Mendes – Bronze
OURO PRETO E O DIA MUNDIAL DO JUDÔ
Hoje, 28 de outubro, é o Dia Mundial do Judô, e Ouro Preto se destaca nessa categoria de arte-esporte, graças ao projeto “Esporte, Cidadania Judô de Ouro”, da Fundação Aleijadinho. O projeto foi criado pelo Sensei Carlos Simões e atende hoje centenas de crianças e jovens, não só em Ouro Preto e seus distritos, mas também em Mariana e Itabirito.
O Dia Mundial do Judô é celebrado no dia 28 de outubro, data de nascimento do mestre japonês Jigoro Kano (1860-1938). Foi ele que idealizou essa arte marcial como uma requintada manifestação de racionalidade, e não como um simples resultado de esforço físico. O Judô é considerado pela Unesco o melhor esporte para formação inicial de crianças e jovens, pois contribui para a coordenação e estimula o relacionamento social, promovendo ainda a amizade, a participação, o respeito e o esforço para melhorar.
2022-10-28