Reunindo artesãos e agricultores de Ouro Preto, da sede e distritos, a Feira de Saberes e Fazeres, iniciativa do Instituto Saberes do Território em parceria com a Regional Inconfidentes de Economia Solidária, chega a sua segunda edição no próximo sábado, dia 22 de março, a partir das 10h, na praça Reinaldo Alves de Brito (largo do cinema).

A Feira faz parte do Projeto Ouro Preto Popular Solidária, financiado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, e visa o fomento da Economia Solidária no município trabalhando com três eixos: Formação, Comercialização e Estruturação do Fórum Municipal.

No que tange as vendas, a Feira surgiu com base na demanda do movimento da Economia Solidária na região por mais espaços e pontos fixos para vendas e objetiva ser um ponto de encontro entre os saberes e fazeres que tanto representam a nossa cultura.

Na primeira edição, realizada no dia 08/02, a feira reuniu dezessete empreendimentos solidários que expuseram artesanatos em prata, tecido, madeira, palhas de milho e de bananeira, ferro e pedra sabão, além de quitandas e cosméticos naturais.

Para Amanda Corrado, gestora do Saberes do Território ‘’a feira é o espaço para a  celebração da Cultura Viva do nosso território, e é o encontro dessa potência das diversidades do artesanato e agricultura de Ouro Preto; mas mostra que precisamos ir além, com formação, orientação técnica, legislação e toda uma estrutura que garanta que os feirantes, principalmente os pequenos, ocupem os espaços e possam trabalhar com dignidade levando os seus produtos para conhecimento e acesso cada vez mais de um grande público’.

A Feira foi pensada e construída em conjunto com os artesãos e agricultores. Durante as reuniões preparatórias um ponto importante foi debatido com recorrência: a importância da participação de empreendimentos solidários de áreas periféricas de Ouro Preto e dos distritos e subdistritos, a fim de mostrar a maior diversidade local e incluir atores e atrizes que não costumam fazer parte das atividades centrais, dada a falta de oportunidades e condições de participarem ou até mesmo de se deslocarem com frequência até a sede.

Por esse motivo, a construção do calendário e horários levou todos esses pontos em consideração e possibilitou a participação de associações como a ‘’Bordados de Glaura’’, composta por artesãs residentes no distrito de Glaura.

Representando a associação na primeira edição, a artesã Ana Lúcia relata a importância da feira: ‘’foi muito importante para nós, pois além da valorização do nosso trabalho, que a gente gosta tanto de fazer, a feira nos leva a ter mais motivação e é uma oportunidade de poder aumentar a nossa renda’.

Outro empreendimento afastado da sede e que está participando da Feira é o “Emendas de Maciel’’, do subdistrito Maciel, localizado a 32km da sede e pertencente ao distrito de São Bartolomeu. A Lúcia Bento, presidente, relata a importância da feira e mostra que esta ação vai além das vendas realizadas no dia:

“Para nós é de grande importância porque no dia a gente não vendeu, mas depois disso a gente já teve encomenda e já foi até entregue. A Feira de Saberes e Fazeres está abrindo várias portas.”

A Feira terá início às 10h e irá até às 17h. Todos estão convidados a prestigiarem os trabalhos locais. Para mais informações, siga a página oficial no Instagram: @feiradesaberesop

Fonte: Assessoria Feira de Saberes e Fazeres