No dia 21 de maio de 2022 (sábado), a partir das 15h, será realizada a grande final do 2º Festival Nacional da Música de Itabirito. Chegou a hora dos finalistas apresentarem suas canções e concorrerem a R$50.000,00 em prêmios. Ao todo, mais de 500 músicas de artistas de todo o país foram inscritas e o júri especializado selecionou 20 canções de diversos estilos a serem defendidas no evento, das quais sairão a Melhor Canção (1º, 2º e 3º lugar), Melhor Letra de Itabirito, Melhor Arranjo de Itabirito e Melhor Performance Vocal de Itabirito.

Grande Final da 2ª Edição do Festival da Música de Itabirito terá Show de Wilson Sideral

Com o objetivo de desenvolver e aprimorar a cultura musical, valorizando artistas, compositores e intérpretes do Brasil e principalmente da cidade de Itabirito, a Prefeitura de Itabirito, por meio Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, lançou em março o edital para o 2º Festival Nacional da Música de Itabirito. Dentre os inscritos, a comissão avaliadora selecionou 10 canções de artistas itabiritenses e 10 canções provindas de qualquer cidade do país. Novos talentos da música puderam se inscrever e tentar a chance de apresentar seus trabalhos autorais para grandes profissionais do mercado musical que ocuparão as cadeiras de jurados no Complexo Turístico da Praça da Estação em Itabirito. O evento terá entrada franca e será aberto ao público, além de ser exibido ao vivo pelo canal do YouTube do festival (https://www.youtube.com/user/canalpmi). Contará ainda com o show do renomado músico mineiro Wilson Sideral.

Os jurados são profissionais com grande experiência e histórico no mercado cultural brasileiro: Sérgio Pererê, premiado cantor e compositor mineiro; Patrícia Tavares, diretora estratégica de negócios, publicitária, fundadora da Do Brasil, empresária da carreira de Fernanda Takai e idealizadora do movimento Verbo:Gentileza; Flávia Ferraz, cantora, violinista e compositora do grupo vocal Amaranto, professora de música e empreendedora cultural; Felipe Nolasco, músico, professor, gestor cultural e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Itabirito; e César Santos, formado em música pela Berklee College of Music (USA), produtor musical, fundador da Universidade do Áudio, a maior plataforma EAD do segmento na América Latina.

Músicas finalistas

“Somos Dois” – Anna Ty (Itabirito/MG)

“Cansei” – Dan de Paula (Itabirito/MG)

“Brisa” – Dilly (Itabirito/MG)

“Sempre Tive” – Du P.A. (Itabirito/MG)

“Meu Cais” – Ezkiel (Itabirito/MG)

“Falso Amor” – Inconfidentes do Choro (Itabirito/MG)

“Dona dos Contatin” – Júlia Reis (Itabirito/MG)

“Bença Mãe” – Paulo Alves (Itabirito/MG)

“Mercearia Paraopeba” – Pirulito da Vila (Itabirito/MG)

“Ser Tão” – Renato Vilaça (Itabirito/MG)

“Cidade” – Renata Lopes (Contagem/MG)

“Samba Para o Fim do Mundo” – Ancestral Diva (Belo Horizonte/MG)

“Canto Cerrado” – Bemti (Paranaíba/MG)

“Porvir” – Gabriela Viegas (Viçosa/MG)

“Quer” – Gui Ventura (Santa Luzia/MG)

“Cativa Serpente” – Luiza Gaião (Ouro Preto/MG)

“Òrun Àiyé” – Maju (Ouro Preto/MG)

“Vibrations” – Neghaum (Belo Horizonte/MG)

“Dela em Mim” – Pelos (Belo Horizonte/MG)

“Apatia” – Renato Frei (São Paulo/SP)

Fonte: Agência Retalho