Com inscrições até 10 de julho, o concurso incentiva alunos do 6o ao 9o ano a capturar a essência da cidade histórica
Lançado em 2021, o concurso chega à sua quarta edição este ano com o tema: “Contornos de Ouro Preto: Cores que vibram e traços que contam”. O objetivo é capturar, por meio de uma foto inédita, a magia da cidade histórica em formas, histórias, cultura e arte, utilizando técnicas e criatividade de alunos da rede de ensino do sexto ao nono ano.
Segundo a idealizadora do concurso, a técnica de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, Alzineth Lopes, o concurso estimula os estudantes a terem um olhar mais sensível sobre seu entorno. “Eles se desafiam e exploram a criatividade ao traduzirem, por meio de fotografias, as percepções ambientais do município”, destaca Alzineth.
Como Participar
Cada estudante poderá participar com uma fotografia tirada em qualquer lugar do município de Ouro Preto (sede e distritos). A foto deve ser inédita, realizada no ano de 2024 e de autoria própria. A inscrição deve ser feita via formulário no link a seguir: https://forms.gle/3Jhc5tqVBkbJFt8P6
As inscrições ficarão abertas até o dia 10 de julho. Para validar a participação, será preciso informar:
– Dados pessoais: Nome do estudante, idade, telefone e e-mail de contato.
– Dados escolares: Nome da escola e ano que está cursando.
– Da fotografia: Data, local, horário e descrição.
Observação: Fotografias tiradas fora do perímetro da cidade de Ouro Preto serão desclassificadas, assim como fotos da internet.
Para mais informações, acesse o edital no Diário Oficial de Ouro Preto, publicado no dia 07/06/24.
Sobre a Premiação
Serão selecionadas 12 fotos que irão compor o bloco de notas e o calendário ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o ano de 2025. O ganhador do concurso receberá um notebook, o segundo colocado ganhará um smartphone, o terceiro um tablet, e do quarto ao décimo segundo lugares, os premiados receberão uma caixa de som portátil. O concurso é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a loja Bazar Faria, a loja de Informática Itacolomy e a comunidade Fotógrafos em Ouro Preto.
Além das recompensas, a competição proporciona um aprendizado sobre o cenário de Ouro Preto, revelado em diversas facetas por meio das técnicas e saberes fotográficos. Heitor Soares, vencedor da terceira edição do concurso, relatou que não era uma pessoa adaptada à fotografia, mas o concurso o incentivou a começar a fotografar. “Com o concurso, aprendi a observar muito mais as cores e as luzes das imagens”, afirma Heitor.
Traga sua melhor fotografia inédita e participe!
Por Bernardo Marotta- Assessoria Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto