No último dia 06 de maio de 2023, sábado, aconteceu a Feira de Gastronomia e quitandas de Antônio Pereira. A feira é construída e realizada no âmbito do programa de extensão e pesquisa “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira: saúde, trabalho e inovação para acolhimento e empoderamento dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais”, uma parceria iniciada entre as instituições, a comunidade do distrito e a empresa Samarco, desde 2019.
Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, tem território e comunidade marcados historicamente pela exploração mineral, que provoca danos na saúde, economia e segurança dos moradores e moradoras. A comunidade também convive com as dificuldades e precariedades advindas do isolamento e baixo investimento social por parte do poder público e empresas.
Por meio da luta das moradoras e moradores do distrito, criou-se a rede “De mãos dadas com Antônio Pereira “com objetivo de promover o acolhimento e empoderamento da comunidade.
O evento está voltado para promoção das ações e resultados do programa de extensão, em especial, para realização de momentos de lazer, entretenimento e convivência da comunidade.
A reunião e integração da comunidade promove vínculos e laços sociais que podem promover mudanças e enfrentamentos. A aliança e parceria com a Universidade e Instituto Federal, assim como empresas e organizações comunitárias, potencializa essas relações de renovação e reparação da saúde e território da comunidade de Antônio Pereira.
A empresa Samarco Mineração S/A representada pelo Gerência de Meio Ambiente e Coordenação de Relação Socioinstitucional, apoia a realização do programa de extensão e pesquisa, por meio do transporte e lanche das equipes da UFOP e IFMG e participantes das atividades realizadas em Antônio Pereira.
Os projetos e ações do programa contemplam a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no distrito de Antônio Pereira. O ODS 03, Saúde e Bem-estar, centraliza os demais objetivos em cada projeto vinculado e está representado pelo Acalento – grupo de acolhimento de Antônio Pereira.
As oficinas profissionalizantes e a feira de pães e quitandas são ações que concretizam os ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 10 (Redução das desigualdades) com geração de renda para quitandeiras de Antônio Pereira. O Pereira Lab busca concretizar o ODS 4 provendo uma Educação de qualidade e inclusiva. O Ciclo de cuidado das mulheres é ação especial de promoção da igualdade de gênero, ODS 5., A grande roda de mãos dadas, a pura diversão com as crianças e a presença dos movimentos sociais, associações, empresa e instituições simboliza o ODS 16, da Paz, justiça e instituições eficazes. Toda rede do programa, representada pelas inúmeras mãos dadas e sustentadas em prol de Antônio Pereira, concretiza o ODS 17 nas parcerias e meios de implementação para o desenvolvimento sustentável do distrito.
Em 2020, o programa de extensão e pesquisa, foi apresentado e aprovado em edital público fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e enfrentamento à pandemia da Covid-19 (EDITAL Nº. 01/2020 UFMG, IFMG, UFOP, UFV), tendo sido executado durante todo ano de 2022 mais de 100 mil reais no pagamento de bolsas de estudantes da UFOP e IFMG, compra de kits de robótica, equipagem da padaria comunitária com equipamentos e utensílios, cadeiras plásticas para práticas grupais, caixa de som e projetor digitais. Mais de 10 mil reais foram investidos na aquisição de alimentos, serviços e produtos da própria comunidade para realização das atividades com mulheres, crianças, jovens, adultos, idosos e profissionais de saúde e educação do distrito. Todos os materiais adquiridos estão em uso e disponíveis para comunidade no Centro Promocional e Educacional Padre ngelo e Posto de Saúde.
Como comprovação da qualidade e importância do programa “De mãos dadas com o Pereira”, em 2022, foi provado recurso financeiro da Fundação de apoio a pesquisa do Estado de Minas Gerais, a FAPEMIG, no valor de 500 mil reais, para continuidade do programa em 2023 e próximo ano. O recurso está em execução por meio de 31 estudantes, pesquisadores e profissionais da UFOP, IFMG e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), envolvidos na realização de 15 ações de pesquisa e extensão junto com a comunidade de Antônio Pereira. Este ano ainda serão realizados os cursos Saúde Mental nas escolas e Garimpando Saberes, além do ciclo de cuidados das mulheres e o Pura Diversão com as Crianças. O Pereira.Lab, laboratório de computação e robótica será reformado e equipado, enquanto asa oficinas de informática e robótica vão acontecer nas escolas estaduais do distrito.
As oficinas profissionalizantes das quitandeiras continuam com uma nova turma, que vão apresentar suas delícias em agosto, na próxima feira de quitandas de Antônio Pereira. Em dezembro, será realizado o Fórum de Sustentabilidade de Antônio Pereira, evento de integração e culminância de todas as ações de extensão e pesquisa realizadas ao longo de todo ano.
A celebração destas conquistas, a valorização das pessoas e comunidade do distrito e a gratidão a todos e todas as instituições, associações, grupos, movimentos, empresas, amigos e amigas que deram as mãos, unindo seus esforços e conhecimentos para acolher e empoderar os moradores e moradoras de Antônio Pereira é que o move a grande rede construída e sustentada pelo programa de extensão e pesquisa.
Agradecemos, especialmente aos moradores e moradoras de Antônio Pereira assíduos participantes das ações, aos parceiros e parceiras do distrito, aos estudantes, professores e técnicos da UFOP e IFMG e UFV; a empresa Samarco pelo apoio, a FAPEMIG pelo recurso disponibilizado para continuidade do programa, a equipe do SUS do posto de saúde, todos e todas que seguem de mãos dadas com Antônio Pereira.
Por: Prof. Aisllan Assis – Professor de saúde coletiva da Escola de Medicina da UFOP, Coordenador Geral do programa de extensão e pesquisa: “De mãos dadas com Antônio Pereira”
Fotos: Divulgação Projeto “De mãos dadas com Antônio Pereira”