As aulas começam em 30 de junho e são abertas a toda a comunidade
O Forró de Ouro é um projeto de extensão e cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que valoriza e difunde a dança, realizando pesquisas sobre os mais diversos estilos do forró pé de serra no Brasil e oferecendo aulas de dança gratuitas e abertas a toda a comunidade. A iniciativa valoriza a cumplicidade e o reconhecimento do outro como ser fundamental para o desenvolvimento da atividade conjunta.
Segundo o coordenador do projeto, o servidor técnico-administrativo da UFOP Anderson Medeiros, além de resgatar uma marca da cultura popular, a ação foi pensada como alternativa cultural acessível para aproximação das comunidades acadêmica e local. “As aulas do Forró de Ouro são para descontrair, praticar uma atividade física que é gratuita e planejada para todos. Podemos fazemos amizades, trabalhar a coordenação motora, aprender sobre trabalho em dupla ou equipe de uma maneira lúdica e ainda aprender a dançar, valorizando a nossa cultura, essa marca brasileira”, pontua.
As aulas abarcam diversos tipos do forró pé de serra, como o xote, o xaxado, o baião e o arrasta-pé, e promovem entretenimento e desenvolvimento da expressão corporal, da coordenação motora e da socialização, trabalhando com o conceito de parceria e com a compreensão dos limites do outro, com o objetivo de promover a inserção social, principal proposta do projeto.
Para participar, não é necessário ter par, saber dançar ou se inscrever previamente.
As aulas começam no dia 30 de junho, nos seguintes horários e locais:
– terças: 18h às 18h40, no auditório G-20 do ICHS – UFOP (Mariana).
– sextas: 18h às 18h40 no auditório do Icsa – UFOP (Mariana).
Fonte: Assessoria Ufop