A Samarco e a prefeitura de Ouro Preto assinaram, na última quinta-feira (05/07), ordem de serviço para início das obras de contenção e adequação das margens do córrego Água Suja, no distrito de Antônio Pereira. A iniciativa irá promover a proteção das margens do rio contra erosão, reduzindo as ocorrências de inundações e trazendo benefícios para a comunidade e meio ambiente.
A empresa custeará integralmente as intervenções com recursos da ordem de R$ 18 milhões, reforçando o compromisso em compartilhar valor com a sociedade. A iniciativa faz parte das ações voluntárias de investimento social da Samarco em seus territórios de atuação.
O evento, realizado no Centro Cultural de Antônio Pereira, contou com a participação de moradores e lideranças do distrito, de representantes do poder público e da Samarco.
Intervenções
As obras consistem na construção de muros (gabião) ao longo do Córrego Água Suja, no trecho entre os dois campos de futebol do distrito, em uma extensão aproximada de 850 metros, protegendo as margens do córrego contra erosão. Estão previstas a escavação, reaterro, recomposição de via, além do alargamento do curso d’água em alguns trechos, que poderá ajudar a reduzir a ocorrência de inundação. O projeto de engenharia foi realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a Vale. A previsão de conclusão das obras é até dezembro de 2025, conforme destacou o diretor do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi), Júlio Corrêa Guimarães, contratado para executar o serviço.
Fonte: Assessoria Samarco