Ouro Preto – No dia 17 de setembro, os candidatos ao cargo de prefeito se reunirão em um debate proposto pela 49ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional de Minas Gerais. O encontro acontecerá às 20h no Campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto, no auditório do CEAD, e conta com o apoio de professores do curso de Administração Pública da UFOP.
Este será o primeiro debate eleitoral deste ano em Ouro Preto, promovido pela OAB, que é uma instituição reconhecida na história nacional como defensora do exercício pleno da democracia e cidadania. Esta é uma oportunidade para que o voto dos ouropretanos seja feito de forma consciente, conhecendo quem estará na frente do Executivo a partir de 2025.
Os candidatos Angelo Oswaldo (PV), Du Evangelista (PSOL), Duarte Júnior (Republicanos) e Pastor Mazinho (PL) discutirão suas propostas seguindo o regulamento formulado pela própria OAB com o apoio dos professores de Administração Pública.
Na terça-feira dia 03/09, os candidatos enviaram representantes para que pudessem se reunir com os membros da OAB para entender o regulamento. Dessa forma, todos os candidatos estão cientes das regras do debate.
O cronograma do debate consiste em quatro blocos. No Bloco I, serão feitas perguntas específicas. No Bloco II, perguntas livres escolhidas pelos candidatos. No Bloco III, perguntas feitas pela OAB. E no Bloco IV, as considerações finais. Todos os candidatos terão tempo limitado de resposta, não podendo fugir do tema.
O debate será restrito ao público, contando com a presença da imprensa para noticiar as discussões feitas. Além disso, órgãos públicos como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Justiça Eleitoral também participarão, garantindo transparência e lisura do processo eleitoral.
Por Marcella Torres
Foto: Divulgação OAB