Ouro Preto – São esperados 30 guardas de Congado, Marujadas, Moçambique e Caboclos para o domingo festivo, 8/01. A programação inicia neste domingo, 1º de janeiro, ao meio dia com a benção ao reinado nas escadarias da igreja de Santa Efigênia, às 19 horas será realizada missa com benção das bandeiras e em seguida procissão em direção à capela do Padre Faria para o levantamento dos mastros.
Os anfitriões da festa são as Guardas de Congo e de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, que sempre têm o apoio incondicional de Maurício Tizumba, o qual forjou o refrão “É ouro, é ouro, povo preto de Ouro Preto é Ouro”.
As festividades são realizadas com os recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (Funpatri), este ano serão investidos R$ 85 mil no Reinado, os quais serão gastos com a contratação de palco, banheiro químico, sistema de sonorização, material gráfico, gêneros alimentícios e atividades culturais, como o espetáculo da quarta-feira, 4/01. O Funpatri também financia outros patrimônios imateriais da cidade, como a Festa da Goiaba de São Bartolomeu e a Cavalhada de Amarantina.
Segundo Natalia Grazielly, dançante da Guarda de Congo, as comunidade do Padre Faria, Alto da Cruz e Antônio Dias contribuem com gêneros alimentícios para acolher os participantes. “As casas que não conseguimos passar, os moradores cobram pois querem apoiar, o pessoal enfeita as ruas, colocam estandartes nas janelas”.
Para as refeições são consumidos cerca de 300 quilos de carne, 600 litros de refrigerantes, 240 litros de leite, estes gêneros pela dificuldade de arrecadação são adquiridos, mas caso algum supermercado queira patrocinar, a organização divulgará os estabelecimentos durante a programação.
De acordo com o capitão da Guarda de Moçambique, Kedison Guimarães, a guarda vem se fortalecendo a cada ano com a realização do Reinado, e como recebem muitos grupos visitantes eles também acabam tendo que “pagar a visita em outros municípios, fortalecendo a tradição congadeira e reinadeira em Minas”.
Um dos grupos que sempre vem à festa em Ouro Preto, é o Mamãe do Rosário da cidade goiana de Catalão. O sonho dos ouro-pretanos é retribuir a visita. “Quem sabe até outubro, surja um patrocinador para o transporte. Nosso sonho é ir em Goiás, para festejar com eles a festa de Nossa Senhora do Rosário e retribuir a visita”, deseja Natália Grazielly.
“Desejamos a todos um feliz e abençoado 2023 e convidamos a todos para celebrar conosco o Reinado, a Fé que Canta e Dança”, finalizou kedison Guimarães.
Veja a programação:
Dia 01 – Domingo – Abertura das Festividades 12h – Bênção ao Reinado nas Escadarias da Igreja Matriz de Santa Efigênia. 19h – Missa e Bênção das Bandeiras Igreja Matriz de Santa Efigênia , logo após procissão com as bandeiras e levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário,Santa Efigênia,São Benedito e Santo Antônio no Adro da Capela do Padre Faria.
Dia 02 – Segunda – feira 19h Irmandades Negras em Ouro Preto Palestrante Solange Palazzi Articuladora da Rede Rosário de Irmandades Negras Católicas Local: Casa de Cultura Negra.
Dia 03–Terça-Feira 19h Entre Forjas e Tendas de Ferreiro “Práticas e aprendizagem do ofício por afrodescendentes e africanos. Minas do Ferro século XIX. ” Palestrante: Maura Silvia Gonçalves de Britto Doutoranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Local: Casa de Cultura Negra.
Dia 04 – Quarta-Feira 20h – Espetáculo – Raízes SINOPSE O espetáculo “Raízes”, traz a história e a ancestralidade do Quilombo de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, um Quilombo centenário localizado em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. A proposta deste espetáculo é difundir a cultura popular do povo Negro, através do canto, da dança e do toque dos tambores. Local: Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções.
Dia 05 – Quinta-Feira 1º dia do Tríduo: “Mãe Maria cuida de nós por toda vida” 19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia. Local: Capela do Padre Faria Dia 06– Sexta-Feira 2º dia do Tríduo: “Bendito Louvado Seja o Rosário de Maria” 19h30 – Celebração e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a Santa Efigênia. Local: Capela do Padre Faria
Dia 07 – Sábado 3º dia do Tríduo: “Maria, mãe Rainha desse povo Bantu nos abençoe” 19h30 – Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Local: Igreja Matriz de Santa Efigênia.
Dia 08 de janeiro – Domingo – Dia Festivo 05h – Alvorada Festiva – Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja Matriz de Santa Efigênia. 8h – Chegada da Guardas Visitantes 9h – Cortejo – Saída da Capela do Padre Faria em direção à Mina de Chico Rei para buscar o Reinado Congo de Ouro Preto , retorno para Capela do Padre Faria. 12h- Bênção aos Congadeiros de Ouro Preto e das Guardas visitantes 12:30 – Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em direção à Capela do Padre faria 15h- Missa Conga no Adro da Capela do Padre Faria com a participação dos Congados Visitantes, Pastoral Afro- Brasileira de Ouro Preto e Grupo de Animação Frutos da África. 16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento.
Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretária Municipal de Cultura e Turismo; FUNPATRI – Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto –MG, Guarda Municipal, Ouro Tran, Policia Militar. Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da cruz; Sr.Wilson Ferreira (Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria), Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança e do Adolescente, Pastoral da Saúde ;Associação de Moradores do Padre Faria, AMAC(Associação de Moradores do Bairro Alto da Cruz), Mina do Chico Rei; Comissão Ouropretana de Folclore; todos os meios de comunicação e a Comunidade de Ouro Preto que contribuíram para realização desta festividade.
Reportagem: Marcelino de Castro
Foto Destaque: Benção da Bandeira de ferro 2020/ Crédito: Ane Souz