A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 25 de maio, com o Dia D contra a Poliomielite, a campanha de vacinação contra a doença para crianças a partir de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A campanha, que tem por objetivo vacinar no mínimo 95% do público-alvo , reduz o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e reforça as medidas para a erradicação da doença. A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite.


O Brasil não registra nem um caso de poliomielite desde 1989 mas, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).


Em 2022 e 2023, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou mais de 95% do público-alvo contra a doença. O secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, alerta a população sobre a importância de participar da campanha: “É importantíssimo manter o esquema vacinal completo, mas, infelizmente, nos últimos anos, o índice de vacinação vem caindo no país. Ouro Preto precisa manter o índice alto de vacinação para evitar a paralisia infantil, e convido os pais e responsáveis a participar conosco dessa campanha, garantindo proteção aos nossos filhos e evitando a paralisia no nosso Município”.


Para vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos, os pais e responsáveis devem levá-las às Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, para a conferência do cartão de vacina e imunização.Por Julia Adrielle – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto