A aquisição, que pode ser solicitada a qualquer momento, é subsidiada com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, criado a partir da  Lei Nº 1.931/2005. O texto que rege o funcionamento e distribuição das verbas “ se constitui em um conjunto de ações do Poder Público Municipal, conjugada com ações de outros níveis de governo e com a iniciativa privada tendo por objeto a promoção do bem estar social no campo, o aumento da produtividade das lavouras, o uso racional dos recursos naturais e a fixação do homem a terra impedindo o êxodo rural”.

Através de um processo licitatório feito em dois mil e vinte e ainda em validade, o fundo, que atualmente possui cerca de um milhão e trezentos mil reais em conta, possibilita que os produtores tenham acesso a adubo de qualidade e prazos estendidos para pagamento.

De acordo com Marcela Cota, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, a compra do adubo através do programa oferece ao produtor maiores facilidades do que as disponíveis no mercado privado, sendo beneficiado ao pagar um valor menor pelo produto, dividido em até dez parcelas.

“A gente tinha um adubo (…) em torno de trezentos reais. A gente fez uma renegociação com o fornecedor porque quando foi comprado naquele período de guerra na Ucrânia (…) o adubo foi lá em cima (…). E aí com a redução do dólar a gente também buscou, junto à empresa, o reequilíbrio desse valor. Então a gente conseguiu reduzir (…) a formulação 4-14-8, que é a básica, mais utilizada no plantio, ela está em torno de cento e trinta e sete reais. Então foi uma redução considerável (…) sendo que a prefeitura entrega esse adubo também na propriedade.” Marcela Cota

As vantagens e benefícios do serviço de compra conjunta de adubo são importantes para estimular o desenvolvimento e a manutenção, tanto da agricultura familiar, quanto dos meios de sobrevivência de várias famílias da Primaz de Minas.

O programa municipal atende um público amplo e os interessados em solicitar o serviço devem se dirigir até a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, portando os documentos pessoais.

A Secretaria está localizada no Centro de Convenções – Praça JK, s/n° .Para mais informações ligue 3558-4173.

Observação: Não serão contemplados aqueles produtores que estão com inscrição na dívida ativa com a Receita Municipal. 

Por Pedro Mol – Assessoria Prefeitura de Mariana