A ADUFOP convida a comunidade acadêmica e o público em geral para participar da mesa-redonda “Do Aquilombamento à Valorização da Cultura Afro-brasileira: Contribuições para a Promoção de uma Educação Antirracista”. Este evento, parte do projeto “Resistências e (Re)Existências”, ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, em João Monlevade e Mariana, respectivamente.

A mesa-redonda tem como objetivo dar visibilidade ao patrimônio cultural e às manifestações das populações historicamente marginalizadas, promovendo um espaço de reflexão sobre como a valorização da cultura afro-brasileira pode contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.

O debate em João Monlevade acontecerá no dia 18 de novembro, às 18h, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA/UFOP), com abertura da Capoeira da ACAZUMP (Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares). Já em Mariana, a atividade será no dia 19 de novembro, às 17h, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFOP), com participação da  Batalha da Arena: HZ, Ventura e TAZZ na abertura.

Palestrantes:

– Leopoldo Soares – Doutor em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leopoldo possui vasta experiência em Direito Constitucional, Direitos Coletivos e Direitos Humanos, sendo pesquisador do Ius Gentium Conimbrigae, da Universidade de Coimbra.

– Jacyara Paiva – Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com formação em Pedagogia e Direito. Jacyara é uma reconhecida pesquisadora na área de Educação Social, Desigualdades Sociais e Etnicidade Afro-brasileira, além de Diretora do ANDES- Sindicato Nacional (Gestão 2023/2025).

Mediadores:

Em João Monlevade: Marcelo Donizete –  Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será o mediador. Em Mariana: Deborah Pessoa – Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será a mediadora. 

O evento é uma oportunidade única para refletir sobre a importância da educação antirracista e as contribuições da cultura afro-brasileira para uma sociedade mais justa e inclusiva. A ADUFOP espera a participação de todos interessados na discussão e promoção de uma sociedade antirracista.

 Fonte: Assessoria Adufop