Há um provérbio africano que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Essa mesma força é necessária para que uma criança seja amamentada. Em 2023, a Campanha Nacional de Amamentação, realizada em agosto, abordou o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Para que esse apoio acontecesse na prática em Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o primeiro workshop sobre amamentação.
Idealizado pela atenção primária do Município, o workshop para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários) capacitou o corpo técnico para que eles possam auxiliar nos diversos formatos de família para que a amamentação seja garantida de forma exclusiva à criança durante os 6 primeiros meses de vida, podendo se estender até 2 anos.
Luiza Gouveia, diretora de Programas e Estratégias na Atenção Primária, comentou que esse momento de discussão de técnicas para o aumento do índice de aleitamento em caráter mais contemporâneo é fundamental, tendo em vista as múltiplas famílias.
Durante três dias, 23 a 25 de agosto, os profissionais ficaram imersos em palestras sobre técnicas de conteúdos humanizados e responsáveis para a amamentação. A Secretaria Municipal Saúde preocupou-se em capacitar os trabalhadores a fim de que o princípio de equidade seja cumprido, reconhecendo que todos precisam de assistência mas, não necessariamente, do mesmo atendimento. Por isso, entre as temáticas, foi debatido sobre maternidade homoafetiva, mães trans, adoção e protocolo de indução à lactação.
O enfermeiro do posto de saúde Pedra Sabão, Jonathan Silva, comentou sobre o quanto aquele momento foi importante e a relevância em se pontuar os temas apresentados.
As Unidades Básicas de Saúde, além dessas orientações, são responsáveis por fazer o pré-natal das ouro-pretanas, importante para o monitoramento da saúde da gestante e do feto.
Por: Júlia Adrielle – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto