O foco do encontro foi os catadores e catadoras de Ouro Preto e região

Valorização humana, conscientização das diversas ocupações sociais e fortalecimento com foco nos catadores de reciclados de Ouro Preto e região, estes foram os temas debatidos no encontro que aconteceu ontem, 8 de fevereiro, com Aline Sousa, na Casa de Cultura Negra. Ela, que é catadora desde os 14 anos e faz parte da terceira geração de catadoras na família, atualmente, é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Após ter sido escolhida para colocar a faixa no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na posse de, 1º de janeiro, deste ano, Aline ganhou notoriedade e tem trabalhado para proporcionar o fortalecimento e ampliação do trabalho dos catadores, buscando mais consciência humana, social e ambiental aos envolvidos nesta luta.

Considerando o destaque obtido por Aline como representante do povo brasileiro na cerimônia de posse do presidente, o prefeito Angelo Oswaldo concluiu: “Isso trouxe grande força para os catadores e catadoras, e também o nosso engajamento na solidariedade permanente a esse trabalho tão maravilhoso e essencial à vida da cidade”. A vice-prefeita, Regina Braga também falou do destaque e da atuação da Aline como representante dos catadores e do povo brasileiro: “Tenho orgulho em receber Aline que representou as mulheres negras, as mães, as catadoras e todo o povo trabalhador do nosso país. Faltam palavras para descrever a felicidade desse momento”.

Sobre a vinda a Ouro Preto, Aline teceu elogios ao secretário de Meio Ambiente e sua equipe pelos cuidados com o Parque da Andorinhas, destacou a responsabilidade ambiental que envolve o Município e acrescentou: “Aqui em Ouro Preto a gente tem uma preocupação que vai além da sobrevivência com a reciclagem que é a preocupação ambiental. Os catadores tem que ter esse entendimento de que o trabalho é muito além da reciclagem, então, ouvindo aqui as catadoras, me dá muita vontade de voltar e contribuir ainda mais, isso porque não podemos ter uma cidade como Ouro Preto sem ter alternativas, planos para que a gente consiga vislumbrar ainda mais toda riqueza que a natureza promove aqui na cidade”.

O momento também serviu para a produção de parte da gravação do documentário “We the People”, produzido pelo membro do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Antoni Kars. E Aline foi presenteada com alguns produtos produzidos com materiais recicláveis, pelas associações de Ouro Preto e região:

Kedison Guimarães, diretor de Promoção da Igualdade Racial e Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Turismo, também falaram do respeito pelo trabalho dos catadores, da grande representatividade e importância da Aline para o povo brasileiro em suas diversas atuações.

Estiveram presente no encontro representantes da Associação de Catadores do Bairro Padre Faria, da Associação de Catadores de Material Reciclável da Rancharia (ACMAR), do Grupo Renascer (pioneiros em catar latinhas na cidade), da Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP), do Núcleo de Apoio aos Toxicômanos de Alcoólatras (Nata), da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Antônio Pereira (AMRAP) e membros da sociedade civil.

Por: Vanência Magela – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto

Foto: Neno Vianna