No dia 21 de maio, alunos do 5º e 9º ano da Escola Estadual Dom Veloso foram ao Parque Natural Horto dos Contos participar de uma Oficina de Arqueologia ministrada por Márcia Arcuri, docente do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além disso, estavam presentes estudantes do curso superior de História e Museologia da Instituição. Na ocasião, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanharam os estudantes do ensino fundamental que puderam vivenciar o passado e compreender sua relação com o presente e o espaço atual.
Durante a experiência, os alunos ficaram encantados ao verem os artefatos descobertos anos atrás. Nessa aventura, foi possível observar fragmentos de cerâmica Saramenha, pedaços de telhas e vasos. É importante ressaltar que materiais da nossa geração atual, como plástico e vidro, também foram escavados.
Dessa forma, é necessário enfatizar o tempo que eles levam para se decompor caso não sejam encontrados. Por exemplo, o vidro levaria um milhão de anos para se decompor em nosso planeta, enquanto o plástico dura mais de quatrocentos anos. Logo, foi refletido, a partir de pensamentos da arqueóloga, questões do passado e presente, a fim de pensar num futuro mais sustentável.
Segundo Pedro Rodrigues, diretor de Parques e Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa é fundamental para a formação dos estudantes: “O Projeto Escola Vai o Parque está cada vez mais diversificado em suas atividades. Estamos conseguindo demonstrar as diversas faces das unidades de conservação através da educação ambiental. A Arqueologia, por exemplo, está presente em duas unidades de conservação municipais, como o Parque Horto dos Contos e Monumento Natural Municipal Arqueológico do Morro da Queimada”, destaca Pedro.
Por Bernardo Marotta – Assessoria Secretaria Meio Ambiente de Ouro Preto
Fotos: Filhilha Melo