Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Aconteceu no último fim de semana a festa em honra a São Gonçalo do Amarante, em Amarantina, distrito de Ouro Preto, MG. A festa, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Município e organizada pela Associação de Cavalheiros Mestre Nico, teve início na quinta-feira, 15/09, e terminou na segunda-feira, 19/09.

Por tradição, durante os festejos, que acontecem sempre no mês de setembro, são realizadas encenações que representam a história dos cristãos contra os mouros, a chamada “Guerra de Reconquista” que durou mais de 700 anos.

Música alta e prisão

Muito mais do que os cinco dias de programação da tradicional Festa de São Gonçalo, uma briga que ocorreu também em Amarantina, no sábado, dia 17, ganhou as páginas dos noticiários por ter culminado com a prisão de um militar.

Tudo começou por causa de uma aglomeração em torno de um veículo que estava tocando música com volume alto. A polícia foi acionada e uma viatura abordou um grupo de pessoas que estava reunido no local e solicitou que o som fosse reduzido. Houve confusão e um homem que se identificou como sargento da PM, reagiu. Quando os policiais em serviço anunciaram que o veículo seria apreendido, uma briga começou. Um dos policiais que atendeu a ocorrência sofreu fratura na costela e o sargento à paisana foi detido.

Em nota a Polícia Militar informou que “a autoridade de polícia judiciária militar ratificou a prisão do policial militar, o qual se encontra preso à disposição da Justiça Militar Estadual”.


Foto: Ane Souz/PMOP – Festa das Cavalhadas de Amarantina