Ouro Preto – A rádio Itatiaia Ouro Preto está sabatinando os candidatos a prefeito. Na quarta-feira, o primeiro a ser entrevistado foi o candidato à reeleição Angelo Oswaldo do PV. Ontem foi a vez do candidato Duarte Júnior do Republicados. Com temas sorteados cada candidato pode falar em até 3 minutos para sua resposta, as entrevistas têm duração de hora. A seguir serão apresentadas as perguntas feitas pelo jornal de forma sintética.
Na quarta-feira, entrevistamos o candidato Angelo Oswaldo, a pergunta do diário de Ouro Preto foi referente a mobilidade urbana, pavimentação, e transporte público e a ladeira João de Paiva.
Em síntese, Angelo Oswaldo citou os trevos de Amarantina, Maracujá, a Rodovia do Contorno, a BR 356/Av. Pedro Aleixo em Cachoeira do Campo, disse que está em diálogo com o Dnit para resolver a situação nestes pontos. Ele informou que houve a instalação de cerca de 2 km de corrimão e guarda-corpo, que também é importante para a mobilidade. Disse que recebeu autorização do IPHAN para instalar passa-rodas nos pontos que não podem ser asfaltados, e no caso da Ladeira João de Paiva deve ser instalado passa-rodas nos pontos mais críticos.
A Segunda pergunta foi sobre as Políticas para as Mulheres se há ações planejadas para fortalecer a rede de proteção às mulheres, incluindo abrigos e programas de inclusão produtiva?
Em Síntese o candidato, o candidato registrou a presença de Regina Braga como sua vice, com seu olhar feminino fortalece e equilibra a gestão. Que a prefeitura tem realizado parcerias com instituições e movimentos voltados para mulher, como associações de artesãs. Que as creches funcionem como escolas é importante para o apoio à mulher. Que a delegacia da Mulher foi sonhada há muitos anos. Sobre a casa de acolhimento a prefeitura deve ter uma parceria com uma instituição que mantenha uma casa de acolhimento para atender situações críticas, ou em situação de rua ou atingidas pela droga, com atendimento humanizado.
Sobre as políticas para os idosos de inclusão e garantia do bem-estar, o candidato respondeu que há um convênio com o lar São Vicente de Paula, apoio às associações para valorizar o idoso, agregando também a associação dos deficientes. Que o pais está ficando mais idoso e que as políticas para o idoso são fundamentais. Que quando cuida da mobilidade urbana está pensando no idoso e que as iniciativas de lazer de shows e espetáculos são atrativos para a diversão e o entretenimento e a alegria da população idosa e que o CRAS tem programas especiais para a faixa etária.
O prefeito não ficou sem falar sobre a Saneouro. Questionado pela ouvinte, que perguntou sobre as minas de água da cidade e a cobrança da Saneouro, Angelo Oswaldo respondeu que a água encanada é produto industrial, que tentou tirar a empresa mas a circunstância do contrato não permitiu. Disse que criou o Samae, para que a população pagasse preços módicos, que está “domesticando”, a Saneouro, que por lei federal a prefeitura tem que oferecer água de qualidade, neste caso, via concessão e que por isso está investindo para que a conta fique mais barata, ao consumidor subsidiando a tarifa.
Por Marcelino de Castro
Foto: Marcelino Castro