Ouro Preto – O prefeito reeleito, Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga concederam entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 9/10, na Casa de Gonzaga. Assistiram à Coletiva os vereadores reeleitos Alex Brito, Renato Zoroastro, Alessandro Sandrinho, Kuruzu e Zé do Binga. 

Matheus Pacheco, o vereador mais votado de Ouro Preto, com 2094 votos, entregou ao prefeito um troféu de Penta Campeão, com a gravação de todos os 5 mandatos conquistados por Angelo Oswaldo. 

Matheus Pacheco mandou gravar as datas dos mandatos no troféu entregue ao Angelo Oswaldo Créditos: Marcelino de Castro

O prefeito Angelo Oswaldo disse que o processo eleitoral foi importante para que a próxima gestão será mais ágil, com a equipe formada e o trabalho em andamento. Ele ressaltou que entrou a prefeitura desestruturada, superou as fortes chuvas e a pandemia, e que o próximo governo não precisará perder 6 meses entendendo a situação administrativa, ou formando equipe, tempo que segundo o prefeito reeleito será investido em mais trabalho. 

Para o ano de 2025, o orçamento municipal é de R$ 879 milhões, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), valor que Angelo Oswaldo acredita que seja ampliado com recursos da CFEM devido pela Vale e pelo valor referente ao acordo de Mariana. Ele lembrou da manifestação realizada pela Amig, na Praça Tiradentes cobrando os valores não recebidos referentes à CFEM em agosto de 2022, mas se esquivou de dizer como será sua relação com a Vale. 

Questionado pelo radialista, Antônio Isidoro,  sobre a relação com o governo Zema,  Angelo Oswaldo disse que irá cobrar agilidade nas obras do Morro da Forca, que estão sob a responsabilidade do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura. 

Sobre a possibilidade de reforma administrativa, respondeu utilizando o jargão esportivo disse, em “time que está ganhando não se mexe muito”, deixando a entender que algumas pastas poderão ter seus titulares substituídos para acomodar os aliados.

Em relação ao resultado das eleições disse que “Nós esperamos um período intenso de realizações no município, atendendo às demandas da população. A campanha eleitoral, tem um mérito de ser um mergulho na realidade, nós tomamos esse banho, com o mergulhar profundamente. Poder ver os problemas conversar com as pessoas, trocar ideias, ser cobrado e mais, ser também animado, de ter entusiasmo de conversar diretamente com as pessoas, de verificar os problemas, de buscar um ânimo forte, para resolver, para enfrentar. Então a gente sai muito revigorado de uma campanha eleitoral, do ponto de vista político, do ponto de vista ético, do ponto de vista do compromisso. Eu me sinto assim é renovado. Cansado por um lado, mas reergizado por outro do ponto de vista político”.

Regina Braga ressaltou a importância da participação da Mulher na política, quando foi questionada pelo jornalista Tino Ansaloni, que sugeriu realizar mais eventos para politização feminina. Regina então pediu o apoio dos  vereadores presentes na tarefa. Hoje a Câmara conta apenas com uma vereadora, Lilian França. 

Regina Braga frisou que a Câmara conta apenas com uma cadeira para as mulheres, ela também já foi a única mulher na casa
Creditos: Marcelino de Castro

Angelo Oswaldo informou ainda que na manhã desta quarta-feira, 9/10, reuniu o secretariado para encaminhar as demandas recebidas durante o processo eleitoral e para acompanhar o andamento dos serviços públicos.

Sobre as obras em período eleitoral, Angelo respondeu que os serviços da prefeitura não podem parar e que as pessoas, por estarem avaliando o governo tendem a perceber as obras na cidade.

Antes de encerrar a coletiva, Angelo Oswaldo convidou a diretora da Unipac Mariana, Crovymara Batalha para que se aproximasse dele, a quem agradeceu pelo trabalho voluntário de coordenar a sua campanha de reeleição, sendo aplaudida.

Por Marcelino de Castro

Foto Destaque: Peterson Bruschi