Mariana – Na tarde desta segunda-feira (13), está sendo realizada fiscalização conjunta nas pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova, localizada em Santa Rita Durão, distrito de Mariana.

Participam da vistoria a Defesa Civil de Mariana, a Defesa Civil de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, Agência Nacional de Mineração (AMN) e a Fundação de Meio Ambiente de Minas Gerais.

A partir da reunião, será elaborado um documento sobre a integridade das pilhas e a continuidade das atividades de mineração no local. Não há definição de evacuação de moradores da região.

Outro lado – “A Vale informa que na última sexta-feira (10/11), a Agência Nacional de Mineração interditou, preventivamente, as atividades de disposição de estéril nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita, da mina Fábrica Nova, em Mariana. A empresa acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil, nesta segunda-feira, para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas. Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”.

Por Marcelino de Castro