Em reunião lotada no dia 30 de julho, a população de Antônio Pereira, atingida pelo risco de rompimento e obras de descaracterização da Barragem Doutor, da Vale,falou ao Ministério Público de Minas Gerais sobre os danos causados pela mineração no distrito. Um dos momentos mais importantes da reunião foi a apresentação da Comissão de Pessoas Atingidas, que foi revitalizada nos meses de março e abril.
Existente desde 2019, a Comissão é a voz das pessoas atingidas diante da Vale, da justiça, do Ministério Público e de outras entidades. Para que se tornasse mais representativa, ela passou pelo processo de revitalização. O Instituto Guaicuy, enquanto Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira, auxiliou os moradores nesse processo organizando reuniões de núcleos comunitários, promovendo a auto-organização comunitária e oferecendo materiais informativos sobre a importância e legitimidade da Comissão.
O resultado desse trabalho foi apresentado na reunião da Comissão e do Instituto Guaicuy com o MP, que contou com a participação dos Promotores Flávio Jordão Hamacher (3ª Promotoria de Justiça – Defesa da Saúde); Thiago Correia Afonso (4ª Promotoria de Justiça – Direitos Humanos) e Luiz Tarcísio, membro do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário (CAO-Cimos).
Fonte: Assessoria Guaicuy