Ouro Preto – Segundo o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Padre Edmar José da Silva, já estão sendo preparadas para a primeira quinzena de agosto, cerimônias na Igreja Matriz de Antônio Dias, nos dias 19 a 26 de agosto, porém, a reabertura do templo só deverá acontecer em novembro.


Em 2013, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, foi fechado em caráter emergencial em 2013. No final do mês de janeiro, durante a realização de serviços de manutenção rotineiros, os profissionais constataram graves problemas no telhado. Imediatamente, a Paróquia contratou os serviços da urbanista Paola Villas Boas e do engenheiro Ney Nolasco, que realizaram um levantamento técnico completo e detalhado da situação. Ficou comprovado risco estrutural da edificação e a necessidade de intervenções urgentes para evitar danos à vida de fiéis e visitantes e garantir a preservação daquele bem de inestimável valor histórico, artístico e cultural.


Durante a vistoria realizada, os profissionais alertaram sobre a possibilidade de desabamento do telhado e, para evitar que uma tragédia acontecesse, no dia 11 de fevereiro de 2013, a Paróquia determinou o fechamento do Santuário de Nossa Senhora da Conceição por tempo indeterminado. Segundo relatos do Cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, esta não foi a primeira vez em que a dita Matriz teve de ser interditada às pressas. Segundo ele, em 1868, as portas do templo também foram fechadas para consertos urgentes. O Padre conta que, curiosamente, a fechamento ocorreu em 30 de janeiro daquele ano, mesmo dia em que se datou o laudo técnico de 2013. Diante do novo risco, a parte interna da igreja foi escorada nos locais apresentavam trincas e as medidas necessárias para salvar o monumento passaram a ser aguardadas por todos. As obras, orçadas em R$ 6,5 milhões, começaram em outubro de 2014, com previsão de conclusão de três anos.


Segundo o Padre Edmar, a restauração está sendo realizada com recursos do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento das cidades históricas, do Governo Federal. Ele também informou ao Diário de Ouro Preto sobre os procedimentos já realizados e os novos prazos para reabertura do Santuário.
“A primeira etapa da restauração, referente aos aspectos estruturais do templo, ficou pronta no ano de 2017. Depois desta data, começou-se a viabilizar a restauração dos elementos decorativos do templo, que é um trabalho minucioso e altamente exigente que está sendo executado pela Empresa Anima, de São João Del Rei, e está em fase de finalização.


A empresa tem até novembro para entregar as obras de restauração. Porém, tudo já está praticamente pronto, faltando apenas pequenos detalhes e a limpeza do templo. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição está preparando uma ampla programação para a cerimônia de bênção das obras da Matriz- Santuário. Não se trata ainda da reinauguração da Igreja porque está prevista uma cerimônia civil, com a presença das autoridades do Governo e demais autoridades envolvidas no processo de restauro, que acontecerá provavelmente no mês de novembro. Após as cerimônias religiosas de bênção que acontecerão em agosto, a Igreja passará novamente a abrigar as Celebrações das Missas e estará aberta para visitação dos fiéis e dos turistas. Quanto à programação da cerimônia de Bênção do templo, será feita uma coletiva de imprensa no dia 22 de julho, às 10h00, dentro da Igreja, para detalhar o que será feito ao longo destes dias de festa.”


Padre Edmar José da Silva


O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto é uma construção iniciada em 1727 e concluída em 1746, no local onde antes existia a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída por Antônio Dias, líder dos primeiros bandeirantes que aqui chegaram em busca do ouro, em 1698. O projeto e a construção do novo templo coube a Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, ambos sepultados no seu interior. A Igreja conta ainda com o Museu do Aleijadinho em seu anexo, com obras do artista.

Por Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Foto: Luccas Castro