A Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Faber-Castell e com a mineradora Vale, realizou na última quinta-feira, dia 11 de fevereiro, a 1ª etapa da capacitação de professores para o projeto Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa.
Participam do projeto professores do ensino fundamental, de 1º a 5º anos, de três escolas rurais do município. A Escola Municipal Laura Queiroz também participou da capacitação, com professores de 1º a 3º anos.
Nesta primeira etapa, foram realizadas atividades baseadas no material didático fornecido pela Faber-Castell, utilizando, simultaneamente, referências pedagógicas da Base Nacional Curricular Comum – BNCC. O projeto teve seu pontapé inicial em dezembro de 2021, com expectativa de duração de três anos. A próxima etapa será realizada com os alunos, em março, nas escolas participantes.
“É muito importante buscarmos a inovação e a incorporação de novas ferramentas para o processo de aprendizagem. Os métodos de ensino vão sendo atualizados, proporcionando aos alunos habilidades para exercitarem o pensamento científico, crítico e criativo. E esse projeto tem essa perspectiva”, destaca a secretária de Educação, Iracema Mapa.
Aprendizagem com foco na criatividade
O projeto Aprendizagem Criativa tem como objetivo estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes, além de fornecer ferramentas para o processo educativo, auxiliando na resolução de problemas por meio de metodologias ativas.
“A metodologia utilizada possibilita aos alunos o contato com ferramentas que o auxiliarão a conviver no mundo moderno, que demanda criatividade e lidar com a tecnologia. Além disso, possibilita uma nova maneira de ensinar e repensar o espaço escolar para que ele seja mais agradável ao desenvolvimento dos alunos”, aponta o analista de responsabilidade social da Vale, Felipe Faria.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itabirito