Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
O Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, recebeu no dia 29 de março um grupo de coordenadores do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, o Sind-UTE/MG. No encontro, a coordenadora do Sind-Ute Ouro Preto, Rosane Oliveira Gonçalves, relatou ao líder religioso todo o histórico da greve dos Profissionais da Educação Pública de Minas Gerais, que estão com suas atividades paralisadas desde o dia 9 de março.
Dom Airton se solidarizou com a causa e destacou a importância dos sindicatos na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros. O Arcebispo, responsável por 135 paróquias espalhadas em 79 municípios do Estado, também assumiu o compromisso de encaminhar todas as demandas apresentadas pelo Sind-UTE ao Conselho Episcopal para deliberação.
Os servidores da Educação Estadual reivindicam o pagamento do Piso Nacional da Educação, já previsto na legislação vigente, além do reajuste salarial de 33,24% para repor as perdas salariais, índice aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 30/04. No entanto, o governador Romeu Zema, do Partido Novo, já antecipou em suas redes sociais que vai vetar o aumento.