A cidade de Mariana recebeu na última sexta-feira (26/07), um novo espaço histórico e cultural. A Arquidiocese de Mariana inaugurou o Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, localizado na Praça Gomes Freire (Jardim). O espaço conta com o Museu da Música, o Memorial dos Bispos e o Museu do Mobiliário. A Arquidiocese considera também o próprio prédio um espaço histórico de interesse público por ter sido Palácio Arquiepiscopal entre 1987 e 2023. 

O Museu da Música é reconhecido nacionalmente por ser o primeiro no Brasil e conta com um enorme acervo de partituras de músicas sacras. Buscando encontrar a modernidade, o Museu disponibiliza QR Codes para que os visitantes possam ouvir as músicas. O acervo é classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como “patrimônio da humanidade”.

O Memorial dos Bispos é o espaço dedicado para ensinar a história dos Bispos em Mariana, desde a chegada do primeiro, Dom Frei Manoel da Cruz, em 1748. O acervo conta com peças sacras, como cruzes peitorais, medalhas, objetos pessoais, quadros e pinturas. E para complementar o Museu, está exposto o mobiliário das casas episcopais dos Bispos, que possibilitam uma imersão na história da vida dos sacros. 

O evento de abertura homenageou o 5º Arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha em memória a um ano de seu falecimento. 

Por Marcella Torres

Foto Redes Sociais Celso Cota