A Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São Sebastião (ACOMOSS) – firmou parcerias com a Prefeitura de Ouro Preto e com a EMATER e adotou uma área com cerca de mil e duzentos metros quadrados, no terreno da Escola Municipal São Sebastião, onde foi criada uma horta comunitária escolar.
A Secretaria Municipal de Agropecuária é responsável pelo fornecimento de mudas de hortaliças e orientações técnicas para o plantio e manutenção da horta, juntamente com a EMATER. Em contrapartida, a associação é responsável pelo cultivo das hortaliças. A produção da horta terá dois destinos: vai para consumo dos alunos da escola, como reforço à alimentação diária recebida, e o excedente será doado às instituições assistenciais da cidade.
De acordo com o presidente da ACOMOSS, Fernando Magalhães, a ideia é produzir alimentos saudáveis sem nenhum tipo de agrotóxico, além de realizar o trabalho de compostagem. “Importante iniciativa promovida pela Prefeitura. Destacamos o apoio da Secretaria de Agropecuária em conjunto com a equipe da EMATER, pois além de nos disponibilizar as mudas, vêm nos fornecendo todo o auxílio técnico necessário para o manejo correto de nossa horta comunitária, além de nos ensinar como realizar compostagem. Queremos envolver as pessoas do bairro nesse projeto”, destacou.
Foto: Horta comunitária na Escola Municipal São Sebastião. Divulgação Sec. de Agropecuária.