Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Mais um acidente fatal na BR-356 fez a população do povoado de Coelhos interditar a rodovia cobrando providências das autoridades. Dessa vez, a vítima foi um homem 48 anos, que morreu atropelado ao cruzar a estrada nesta terça-feira, dia 2 março. Não é de hoje que os moradores exigem a instalação de redutores de velocidade que foram retirados daquele trecho, próximo ao trevo de Amarantina, distrito de Ouro Preto.

O local é bastante movimentado e os acidentes ali já se tornaram uma triste rotina para a comunidade e uma grande preocupação para as famílias. Em dezembro do ano passado, um jovem de 23 anos de idade ficou gravemente ferido em uma colisão entre dois veículos. Já em janeiro desse ano, um casal foi atropelado, a mulher não resistiu e morreu no local. O homem sofreu ferimentos bastante graves.

Este não é o único trecho da 356 famoso pelo perigo que oferece aos motoristas e pedestres. Também em dezembro de 21, um acidente próximo ao município de Itabirito envolveu 3 carros e feriu 6 pessoas. A causa da maioria desses acidentes decorre por imprudência e, principalmente, por excesso de velocidade.

Para o vereador Vantuir Silva, desde a retirada dos radares da BR356, o perigo aumentou não só próximo ao povoado de Coelhos, mas também nas vias que dão acesso às localidades da Bocaina e Maracujá. Ele e outros vereadores já haviam se reunido em audiência com os deputados Thiago Cota e Greyce Elias, no DNIT, cobrando o retorno dos equipamentos para monitorar a velocidade dos veículos na região: “Depois da retirada, vários acidentes fatais têm acontecido”, diz o vereador. Segundo Vantuir, a ausência dessa medida “está tirando vidas”. Ele conta que “o prefeito Angelo Oswaldo está ciente da importância dessas medidas, assim como o secretário de Defesa Social”, porém, trata-se de uma questão que envolve outras esferas do governo, “por se tratar de uma rodovia federal”. Hoje, quarta-feira, 2, mais uma vez, o vereador Vantuir voltou a cobrar da deputada Greyce mais agilidade nas soluções.