O Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito – Conpatri realizou nesta quarta-feira, dia 7 de julho, audiência pública para discutir a licença de operação do terminal de minério em São Gonçalo do Bação. A reunião aconteceu na Escola Municipal Padre Antônio Cândido, no distrito, com transmissão online, ao vivo, por meio do Facebook da Prefeitura de Itabirito.
A finalidade da audiência foi oportunizar uma escuta social da comunidade, esclarecendo informações técnicas do empreendimento e os impactos no patrimônio cultural e natural.
A partir da reunião, os conselheiros do Conpatri emitirão parecer sobre a instalação do terminal de minério em votação a ser realizada posteriormente.
Medidas de segurança contra a Covid-19
Com restrição de público, em razão da pandemia, a audiência respondeu aos questionamentos dos presentes e também aqueles encaminhados via internet durante a transmissão. As manifestações que não foram contempladas serão respondidas e disponibilizadas nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.
Todo o material documental referente à apresentação técnica da empresa requerente e ao processo de licenciamento da operação, assim como outros documentos relacionados à instalação do empreendimento, poderão ser requeridos aos conselheiros do Conpatri ou na Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo.