O Conselho Universitário (Cuni) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovou hoje, 02/07, em reunião extraordinária, o novo calendário acadêmico do semestre de 2024.1. As aulas voltam no dia 8 de julho.
As aulas irão do dia 8 deste mês até o dia 19 de outubro. O semestre 2024.2 se iniciará no dia 11 de novembro. Alguns dos pedidos dos alunos era que a volta fosse no dia 15 de julho, que houvesse flexibilização das atividades nas primeiras semanas e que acontecesse um novo ajuste de matrícula para que pudessem reorganizar a grade de disciplinas.
A aluna Alice, representante do Centro Acadêmico de Serviço Social, relatou a insatisfação dos estudantes com os períodos curtos, que vêm acontecendo desde a pandemia. Além disso, comenta sobre a dificuldade de se sustentar durante o curso e como isso influencia na volta às aulas: “Em 70 dias de greve, assumimos empregos, papéis de cuidadoras, pesquisas, programas de extensão. Mariana é uma cidade com custo de vida igual à capital com um aluguel ainda maior do que BH. (…) A gente gostaria que vocês entendessem essas questões quando a gente reivindica o dia 15”, ressalta Alice.
Nossa apuração também chegou nas seguintes datas e informações sobre o novo calendário:
-Flexibilização de trancamento de disciplinas por um mês.
-Possibilidade de ajuste de matrícula até o dia 15.
-Recomendação de aplicação de trabalhos extras ao invés de frequência até o dia 15.
-Posicionamento contra atividades avaliativas até o dia 22.
Procuramos a assessoria de imprensa da UFOP e até o momento do fechamento desta publicação não obtivemos respostas com mais informações sobre o novo calendário. Matéria em apuração.
Por Marcella Torres