Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Os calor das festas de fim de ano esfriou diante dos dados dos boletins epidemiológicos, que indicam um aumento considerável nos números de casos confirmados de Covid em Ouro Preto.
Circula nas redes sociais que “a comunidade do distrito de Santo Antônio do Salto pede socorro”, em razão de muitos moradores terem testado positivo para o coronavírus. Leandro Moreira, novo secretário de Saúde, empossado na terça-feira, 4, confirmou hoje, quarta-feira, 5, no seu segundo dia de mandato, a lamentável informação de que esse aumento de casos não ocorre apenas no Salto, mas em todo o município: “Há um aumento significativo de procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais, estamos intensificando a testagem, a proporção é maior para Influenza, mas estamos tendo casos positivos de Covid, sim”, disse o secretário.
Os casos confirmados no Salto levaram a Secretaria de Saúde a intensificar as medidas de segurança no distrito, o que inclui o deslocamento de equipes de médicos e enfermeiros para reforçar o atendimento aos moradores. Também está sendo preparado um cronograma de testagem de todos aqueles que tiveram contato com os as pessoas que testaram positivo para o coronavírus.
O secretário municipal de Ouro Preto Leandro Moreira alertou ainda que cuidados como uso de máscaras, uso de álcool gel, distanciamento e evitar aglomerações, devem ser ainda mais reforçados neste momento.
Em 6 de dezembro de 2021, Ouro Preto registrava 6614 casos confirmados, 132 óbitos, 19 casos suspeitos e 5 novos casos. A taxa de ocupação de leitos de UTI, na época, era de 30 por cento. Já o boletim da Prefeitura de hoje, 5 de janeiro de 2022, indica 6772 casos confirmados, ou seja, 158 novos casos em apenas um mês. Somente nos últimos dois dias, 42 novos casos foram confirmados e 55 casos suspeitos aguardam os resultados das testagens. A taxa de ocupação de leitos hoje é de 50 por cento.