Em entrevista ao Diário de Ouro Preto, o secretário municipal de Saúde Leandro Moreira conta que foi durante uma análise dados das últimas semanas que se constatou um aumento significativo de casos confirmados de COVID no município. Segundo ele, a procura por atendimento de pacientes sintomáticos cresceu desde a última semana do mês de maio: “Desses pacientes, cerca de 15% testaram positivo para COVID e, no restante, constatou-se resfriado e a gripe normal”.

Segundo o secretário, por enquanto “são casos leves sem necessidade de internação, e o número de internações e óbitos, que são os indicadores que trazem medidas mais restritivas, permanecem estáveis”. Leandro explica que as recomendações que constam no Decreto 6.519, publicado na última terça-feira, 07 de junho de 2022, foram feitas justamente para diminuir disseminação rápida do vírus: “É esperado o aumento de casos de sintomáticos respiratórios, é esperado o número de casos positivos leves, mas a gente precisa de uma organização para que as unidades de Saúde não atuem de forma sobrecarregada, gerando grandes filas de espera e maior tempo de espera para atendimento da população”.

Leandro esclarece que as recomendações são válidas, inclusive, para os locais onde há pequenas aglomerações, como as escolas, onde as crianças e adolescentes ficam menos distantes uns dos outros. O uso de máscaras volta a ser recomendado também em supermercados, elevadores, escritórios e outros. As pessoas idosas ou com comorbidades devem utilizar máscaras tanto em ambientes fechados como nos lugares abertos com aglomeração de pessoas.

Portanto, mais uma vez, torna-se necessária a colaboração de todos na manutenção dos cuidados básicos: uso de máscaras em ambientes fechados e onde houver aglomerações, distanciamento social maior de um metro, uso de álcool e higienização das mãos. As filas devem ser organizados de forma a respeitar o distanciamento mínimo de um metro e as pessoas com sintomas gripais devem evitar frequentar locais públicos ou privados e buscar atendimento nas unidades de Saúde

Importante lembrar também que, em estabelecimentos e serviços de Saúde, no transporte coletivo ou escolar e nos terminais de embarque e desembarque o USO DE MÁSCARAS PERMANECE OBRIGATÓRIO

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto