Os profissionais da Saúde advertem, tempo frio possibilita o aumento de infecções respiratórias. Especialistas sugerem que os cuidados devem ser redobrados principalmente nas pessoas que integram grupos de risco, como crianças com menos de cinco anos, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos.

O inverno começa oficialmente em 21 de junho, mas a queda acentuada nas temperaturas já pode ser sentida, principalmente em Ouro Preto e outras cidades de Minas e do Brasil. Com o frio, prevê-se também um aumento nos números de casos da covid-19, por isso, os cuidados para a prevenção se tornaram ainda mais importantes nessa época, o que inclui higienização das mãos, evitar ambientes fechados e sem ventilação, proteger a boca ao tossir, beber bastante água, manter uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.

Os sintomas de doenças respiratórias variam, no geral, incluem tosse, congestão nasal e coriza. Essas manifestações devem ser avaliadas por um profissional de Saúde, principalmente quando ocorrer febre alta, falta de ar e dor no peito.

Segundo o secretário municipal de Saúde Leandro Moreira, com a chegada do frio, “há um aumento significativo na procura de atendimento e pacientes com sintomas respiratórios. O que a gente orienta é seguir as recomendações contidas em decreto que determina que o uso da máscara é obrigatório Na UPA e em todas as Unidades de Saúde”. Ele explica que, quando um paciente com sintomas respiratórios chega nos serviços de Saúde, “nossas equipes direcionam estes para uma ala aonde ficarão isolados dos demais pacientes que aguardam atendimento”.

Ouça o áudio exclusivo do secretário Leandro Moreira:

Leandro fez lembrar ainda que a vacinação de covid permanece disponível: “Quem não completou o esquema vacinal deve procurar nas Unidades de Saúde. Já estamos fornecendo também a 3ª dose para adolescentes de 12 a 18 anos, a 4ª dose para pessoas acima de 60 anos”. Segundo ele, espera-se ainda que o Ministério da Saúde libere, em breve, a 4ª dose para pessoas com idade acima de 50 anos.

ATENÇÃO


Já a vacina da gripe (Influenza), o secretário de Saúde de Ouro Preto informa que o Ministério da Saúde prorrogou HOJE, SEXTA-FEIRA, 03/06, ATÉ 24 DE JUNHO, a campanha para grupos prioritários. Só depois as doses estarão disponíveis para toda a população nas Unidades de Saúde do município.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto