Pela segunda vez, a posse dos vereadores suplentes em Ouro Preto foi cancelada. A primeira rodada frustrada aconteceu em 30 de dezembro porque não houve presença da maioria absoluta, apenas seis vereadores compareceram.

Já a sessão de ontem, sexta-feira, 14, a primeira extraordinária de 2022, não aconteceu pelo mesmo motivo, falta de quórum, apenas cinco vereadores estavam presentes.

Os suplentes Celso Maia e Giovanne Pedrosa Mapa terão agora que aguardar o final do recesso parlamentar e a próxima reunião na Câmara Municipal, prevista para o início do mês de fevereiro. Celso ocupará a cadeira do vereador Renato Zoroastro (MDB), que assumiu o cargo de secretário da Educação no governo Angelo Oswaldo, e Giovanne, o lugar da vereadora Lilian França (PDT), afastada para tratamento de saúde.

Em entrevista ao Diário de Ouro Preto, Giovanne Mappa manifestou preocupação com esse novo adiamento: “Eu entendo os motivos do cancelamento da primeira chamada para a posse, em dezembro, pois estávamos em momento festivo com as celebrações de fim de ano. Mas, na reunião de hoje, o mais importante não era a posse dos suplentes, mas os treze vereadores estarem presentes demonstrando sensibilidade com o que está acontecendo, e representando a população nesse momento crítico da nossa cidade”. Segundo ele, “indicações e requerimentos dos vereadores que aqui vieram, assuntos de suma importância para Ouro Preto, também não foram votados”.

Dentre as pautas que seriam tratadas, a maioria era relacionada às condições das estradas e acessos prejudicados pelas chuvas, além de outras demandas de atendimento às comunidades da sede e dos distritos.

Durante a entrevista, Giovanne demonstrou que, mesmo na condição de suplente, já estava atuante nessa questão da acessibilidade. Em primeira mão, contou que havia feito contato com o deputado Alencar da Silveira para tratar do assunto: “Ele estava em reunião com a deputada Greyce Elias, e informou a pouco que o diretor do DER decidiu autorizar a abertura da estrada, assim que a Prefeitura consiga terminar a limpeza e os serviços necessários no local”. Até então, o DER havia proibido a liberação da estrada, com essa nova decisão, o trecho bloqueado deverá ser liberado ainda hoje, sábado, 15 de janeiro.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto