Belo Horizonte- O BDMG Cultural recebe até 7 de julho, inscrições para três editais do programa LAB CULTURAL. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br. 

Criado em 2020, o LAB CULTURAL é um programa de valorização e incentivo à pesquisa e desenvolvimento de processos artísticos e culturais em Minas Gerais e lança este ano três editais de bolsas – nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – respeitando a segurança sanitária necessária para a realização das atividades e todas as indicações científicas para isso. 

Entendendo que os processos são construções também coletivas, o programa valoriza a troca entre artistas, linguagens e com profissionais diversos do campo cultural, incentivando a construção de uma rede de profissionais ligados a arte e cultura dentro do Estado de Minas Gerais.

O programa LAB CULTURAL prevê ainda a geração e o compartilhamento de conhecimento e dos processos que serão desenvolvidos por meio de uma plataforma digital, ampliando as possibilidades de reflexão e diálogo com a sociedade.

Os projetos selecionados contarão com a tutela de profissionais das três áreas: a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô é a tutora de Artes Cênicas; a curadora, pesquisadora e crítica de arte Julia Rebouças é a tutora pela área de Artes Visuais; e o compositor e músico Rafael Martini é o tutor da área de Música e Experimentação Sonora.

“Este é um programa que reúne as esferas de fomento e de formação, centrado no processo de criação. Os profissionais que forem contemplados poderão desenvolver ações experimentais, pesquisas e projetos com a tutoria de importantes artistas e pensadores das três áreas. Além disso, eles participarão de momentos conjuntos, em que haverá o compartilhamento das experiências e as trocas entre as linguagens”, explica Gabriela Moulin, diretora-presidente do BDMG Cultural. 

Segundo a diretora do BDMG Cultural, valorizar a formação em um processo de diálogo e olhar atentamente para o processo artístico, suas estratégias e modos de fazer, é uma construção importante para o momento atual e poderá provocar uma reflexão também sobre os desafios que o momento impõe à produção e circulação artística. 


Bolsas
Serão selecionados 30 projetos artísticos ao todo. Cada área – Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora – terá 10 projetos aprovados a serem desenvolvidos em 4 meses de pesquisa. Cada proposta selecionada receberá uma bolsa de R$ 6 mil a ser dividida nos 4 meses de pesquisa sob tutoria. Cada selecionado receberá também o valor de até R$ 1.500 exclusivamente para a produção dos projetos descritos e mediante reembolso. Poderão se inscrever aristas comprovadamente residentes em Minas Gerais há no mínimo dois anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa BDMG