Evento gera mais de 300 empregos diretos para atender 6 mil foliões

Por Marcelino de Castro, da redação

Ouro Preto – Ao completar 20 anos, O Bloco Cabrobró tem como expectativa  ter 6 mil foliões na praça de eventos do Centro de Convenções da Ufop, no domingo dia 23/02. A programação será aberta por  Parangolé,  FP do Trem Bala, Groove Delight, Breaking Beattz, Mc RICK. O Cabrobró é formado pelas  repúblicas federais Adega, Maracangalha, Covil dos Gênios, Pasargada, Peripatus, UPA (Unidos Por Acaso).

De acordo com o presidente do Bloco, Dario Magariños, morador da Maracangalha, “comemorar 20 anos é uma data que não podemos deixar passar em branco, estamos interessados em criar uma experiência, não apenas fazer um show e fornecer bebidas, mas uma experiências, criar memória e conectar sentimentos”, explicou ele.

Perguntado se as repúblicas que formam o bloco Cabrobró estabeleceram a grade de programação pensando apenas no retorno comercial, Dario disse que  “pensamos no comercial e no que gostaríamos de curtir, nosso elenco de artistas foi pensado para atender vários gostos musicais, do aché ao funk”, explicou ele. Renan Costa, diretor de publicidade  do Cabrobró completou dizendo: “pensamos como foliões, mesmo sendo da organização”. 

Uma preocupação dos organizadores é cumprir a legislação vigente,  inclusive os TAC proposto pela 4ª Promotoria de Justiça ainda em 2019, dentre as medidas está a entrega de material reciclado triado, ou seja, latinhas, papelão, garrafas pet e de vidro, e garrafas de água (polipropileno) são separados antes de seguirem para as associações de Catadores de Material reciclado da Rancharia e do Padre Faria. “ Apesar de ser uma preocupação em cumprir a lei, nós preferimos destinar esse material, para as associações de Ouro Preto”, explicou Dario, que cursa Engenharia Ambiental e que defende a consciência social e ambiental.

A iniciativa do Cabrobró ocupa diretamente mais 300 pessoas para a realização do evento. Deste montante 170 são seguranças, 60 atendentes do bar, 40 repositores de caixa térmica, 35 profissionais para a limpeza, além de outros prestadores de serviço. “Se pararmos para analisar a fundo cada emprego que é gerado pelo nosso evento, em toda cadeia produtiva, o número será maior”.

Dario Magariños explicou que antes entrar para a organização do bloco não tinha a dimensão do tamanho da empreitada que é organizar o evento e como ele impacta na cidade, inclusive financeiramente. O lucro das atividades é integralmente investido na manutenção dos imóveis das repúblicas que compõem o bloco.

Sobre a satisfação de realizar a comemoração dos 20 anos do Bloco Cabrobró, Dario comemorou por ser da cidade e organizador. “É muito satisfatório ser da organização do evento, ainda mais porquê, por um dia do ano a cidade de Ouro Preto é nossa”, se referindo a ocupar a grade de programação no domingo de carnaval no centro de convenções da Ufop. 

Ingressos – O Bloco já está no terceiro lote, os ingressos estão hoje em R$ 200 para área vip e R$ 310 para o camarote. De acordo com organizadores são esperados foliões das cidades de São Paulo; Vitória; Belo Horizonte; Rio de Janeiro, que continua liderando a lista, Maceió, Viçosa, Lavras. Os ouro-pretanos também já compraram sua entradas e superam os cariocas, no topo da lista.