Está liberada, desde domingo (15/1), a via construída pela mineradora Vale como alternativa de desvio ao trecho da BR-356, entre os quilômetros 38 e 41, da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A via liga a capital mineira à cidade histórica de Ouro Preto.

Google Street Wiew / Reprodução

O uso do desvio é uma medida preventiva e que visa garantir a segurança dos motoristas que trafegam na região, uma vez que o trecho original pode ser impactado durante o processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada na mina Abóboras, também em Nova Lima. O tráfego voltará para a via original depois de finalizadas as obras de eliminação da barragem, com término previsto para 2027. 

De acordo com o tenente da Polícia Rodoviária Estadual, Frederico Andrade Cunha, comandante do Posto 4, após a liberação do trecho não houve nenhuma ocorrência. “A via é nova, segura e bem sinalizada”, afirmou.

Ainda de acordo com o tenente, no domingo (15/1) a Vale colocou uma equipe na BR para dar apoio aos motoristas que trafegavam no local.

Segurança    

A barragem Vargem Grande faz parte do Programa de Descaracterização das barragens a montante, instituído pela Política Estadual de Segurança de Barragens. Além da obrigação da descaracterização, a normativa determina que os empreendedores devem apresentar alternativas de disposição de rejeitos, valendo-se da melhor tecnologia disponível.

O processo de descaracterização na estrutura já foi iniciado em áreas onde não há aumento de risco. A barragem está em nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e segue com monitoramento permanente do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), além de passar por inspeções de equipes internas e externas.