Depois do sucesso da passagem por BH, Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição itinerante que leva ciências em artes visuais gratuitamente, apresentando o universo de fungos, bactérias e vírus de forma interativa e lúdica a crianças e adultos
O pintor Paul Klee definiu arte como uma forma de “tornar visível o invisível”. A frase ganha outro sentido no Busão das Artes, um caminhão de 15 metros adaptado para receber experimentos interativos de abordagem científica e projetos de artes visuais, que chega a Ouro Preto nesta quarta-feira, 08 de novembro. A Praça Cesário Alvim (Praça da Estação) foi o local escolhido para receber o projeto, que ficará até o dia 18/11 na cidade histórica, com entrada gratuita. O projeto visa a atender ao público circulante, bem como um amplo programa com escolas públicas e privadas do Estado, por meio de contatos com instituições de ensino, escolas públicas e colégios privados. A expectativa é repetir o índice de visitação alcançado na capital mineira, que passou de duas mil pessoas.
Idealizado pelo curador e criador interdisciplinar Marcello Dantas, em parceria com o físico Luiz Alberto Rezende de Oliveira, um dos idealizadores e ex-curador do Museu do Amanhã, o Busão é um projeto realizado por Renata Lima, que dirige a Das Lima Produções, e a dupla Lilian Pieroni e Luciana Levacov, da Carioca DNA.
“O Busão das Artes nasceu da força de vontade da Carioca DNA e da Das Lima em educar, humanizar e sensibilizar, abordando dois temas urgentes e atuais: ciência e meio ambiente. Esse projeto acontece em praças e outros espaços públicos, gratuitamente, e está aberto a todos. Uma equipe capacitada de mediadores e arte educadores irá atender e aprofundar os conteúdos apresentados. Procuramos sempre buscar qualidade de vida e tornar a cidade um ambiente vivo”, afirma Luciana Levacov, sócia da Carioca DNA.
A iniciativa apresenta duas vertentes: uma ambiental, que trata das bactérias e seu papel no ecossistema, e outra científica, abordando temas relacionados ao organismo humano. O propósito do Busão é ampliar a compreensão do público sobre o universo, o corpo humano, as bactérias (tanto as benéficas quanto as perigosas) e a relação dos indivíduos com o meio ambiente. Tudo isso com instalações artísticas e interatividade, mostrando como as manifestações da vida biológica se relacionam com tudo que há no planeta. Quem guia o visitante por esse universo tão rico e pouco explorado está invisível aos olhos: fungos, bactérias e vírus.
SERVIÇO
Busão das Artes em Ouro Preto
Local: Praça Cesário Alvim (Praça da Estação)
de 8 a 18/11
Horário de funcionamento regular: Quarta à sábado, das 9h30 às 17h
Horários especiais para visitas agendadas de escolas
Entrada gratuita
Mais informações: www.busaodasartes.com.br | @busaodasartes
Fonte: Assessoria Circuito Busão das Artes
Foto: Dani Gurgel