Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

O vereador Júlio Gori, neste sábado, 15, enviou à Mesa Diretora da Câmara Municipal, um pedido de suspensão do recesso parlamentar e o retorno das atividades legislativas a partir de amanhã, segunda-feira, 17 de janeiro.

No documento, encaminhado aos cuidados do presidente da Casa, o vereador Luiz Gonzaga de Oliveira, Júlio Gori diz que “é indispensável o retorno dos trabalhos visando a continuidade do combate ao coronavírus e o atendimento das demandas sociais urgentes provenientes da grave crise instalada”.

Além do aumento de casos de COVID e a regressão do município para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, do governo estadual, ele também cita a necessidade do suporte legal do legislativo nas decisões do governo municipal referentes aos problemas relacionados a desobstrução das vias de aceso às comunidades e a falta de abastecimento de água e energia elétrica, crise provocada pelas chuvas que motivaram o prefeito de Ouro Preto a decretar Estado de Calamidade Pública no município.

A solicitação do vereador Júlio Gori precisa agora ser decidida em reunião extraordinária, e cabe ao presidente Luiz Gonzaga fazer essa convocação. Caso o pedido não sensibilize o presidente, de acordo com os termos do artigo 17 do regimento interno da Câmara, a convocação de reuniões extraordinárias também pode ser feita pelo prefeito Angelo Oswaldo, caso este considere de urgência e de interesse público a suspensão do recesso parlamentar, diante do momento que a cidade está vivenciando. A aprovação do pedido depende da concordância de dois terços dos membros da Câmara.