A Câmara Municipal de Mariana aprovou nesta segunda-feira, 03/06, o Projeto de Lei que institui e inclui “Mariana tem Culturas, Relíquias e Tradições” no calendário oficial do município. Os vereadores presentes na reunião também discutiram a manutenção do Programa Tarifa Zero. Além disso, o vereador Ronaldo Bento (PSB) sugere a volta dos encontros presenciais em todas as reuniões ordinárias.
O PL nº59/2024, elaborado pelo vereador Marcelo Macedo (MDB), busca tornar-se o maior encontro de Capoeira em Minas Gerais, além de garantir uma maior valorização da cultura tradicional e de fomentar o turismo, a economia e o desenvolvimento da cidade. As datas previstas para o encontro são de 19 a 21 de abril.
Na 18ª Reunião Ordinária também foram mencionadas as atuais condições do Programa Tarifa Zero. Os vereadores Juliano Duarte (Cidadania), Marcelo Macedo, Manoel Douglas (Partido Verde) e o presidente da Câmara Edson Agostinho (Cidadania) conversaram sobre as questões orçamentárias e as superlotações dos ônibus. Atualmente, a Prefeitura de Mariana gasta R$1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais) por mês com o Programa.
Também foi discutida a possibilidade de as reuniões ordinárias da Câmara, que acontecem toda segunda-feira, serem totalmente presenciais. Desde a pandemia, as reuniões passaram a ser híbridas. A questão não foi resolvida, tendo posicionamentos a favor e contra. Ronaldo Bento comenta sobre a pressão da mídia para esse retorno.
Por Marcella Torres