Durante a 40ª Reunião Ordinária, realizada na última terça-feira (9), foi aprovado o Projeto de Lei número 180/2109, que institui o Dia Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus, a ser comemorado, anualmente, em 10 de maio. O projeto é de autoria do vereador Juliano Ferreira (MDB), que preside a Casa, e tem o objetivo de estimular o interesse da sociedade nas campanhas de divulgação sobre o Lúpus e divulgar informações sobre a doença e seus sintomas.
De acordo com Juliano, o projeto foi feito como forma de conscientização, para que o município possa dar atenção especial à doença e, principalmente, as suas formas de prevenção. “Esse projeto visa um processo de conscientização de como as pessoas são afligidas por essa doença que é autoimune que ataca vários órgãos. Ela se manifesta de diversas formas, de pessoa para a pessoa e, se não tiver tratamento adequado, pode levar a óbito. A intenção é divulgar os fatores de risco. Temos recebido muitas reclamações e, infelizmente, há uma demanda alta de atendimento de pessoas com essa doença na cidade”, destaca.
O projeto segue para sanção do prefeito.
Sobre o Lúpus
De acordo com o Ministério da Saúde, o Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”.