Nesta sexta-feira, 26/07, o secretário de Turismo e Cultura, Flávio Malta, assinou ordem de serviço para o início de obras na Capela de Santana na comunidade de Chapada. Serão realizadas descupinização, recuperação do sistema de segurança eletrônica, implantação do sistema de prevenção e combate de incêndios e pintura externa. A previsão é que as obras sejam concluídas em quatro meses e irão gerar 10 empregos, tendo início em 05 de Agosto. A empresa responsável contratará mão de obra local. 

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga e os vereadores Mercinho e Matheus Pacheco, e moradores da comunidade.

De acordo com a zeladora da Capela, Ana Conceição, conhecida como Preta da Chapada, essas obras são de muita importância para a comunidade, “essa essa obra aqui que vai se iniciar porque a gente tem buscado isso já há muitos anos […] a gente vê que a Capela que é o cartão postal da comunidade e eu como zeladora aqui da igreja, eu vejo a precariedade dentro dela. A gente tenta cuidar da melhor maneira possível, mas a gente sabe que tem umas coisas que não é da alçada, né? Então assim a comunidade tá muito feliz, a gente tá assim aguardando ansiosos […] é importante que a gente vai poder trazer algumas Imagens que não estão aqui. Tem anos que elas estão guardados no Museu das pessoas Mariana e a gente vai poder trazer elas para cá, então, isso é muito importante, a Imagem de Santana a gente sabe que por enquanto não, mas as outras imagens sim, então vai ser uma questão de segurança também para Capela,  que vai ser feito isso também… a questão da pintura, né da parte externa a questão da parte de contra incêndio também e isso é muito importante, eu acho que é que já é um pontapé […] a gente tem a parte dos elementos artísticos, mas não vai ser agora, mas já estão buscando também o recurso para o ano que vem, né a parte dos alimentos artísticos, Altar Mor, a estrutura, porque para a gente né futuramente voltar com a Santana para cá, então, você é muito importante, você está sendo assim muito grandioso para a comunidade.”

O prefeito Angelo Oswaldo assistiu à cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço. Como conselheiro do Iphan, ele propôs o tombamento da imagem de Santana, que é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Em seguida, ele obteve a restauração da Imagem de Santana da Chapada, pela casa Fiat de Cultura, e hoje ela está em depósito do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana enquanto se faz a restauração da Capela. Segundo o prefeito, “o maior risco para a imagem de Santana, não seria o furto, mas o ataque dos cupins que estão infestando a edificação. 

Saiba Mais – No frontispício acima da portada da Capela da Chapada há uma ornamentação realizada em ação de graças, é um ex-votos de origem popular entre os mais importantes de Ouro Preto e de Minas Gerais.

O ex-votos em pedra sabão datado de 1883, conforme está  gravado nele, também foram esculpidos símbolos como a Tiara do Papa, a Mitra do bispo, a Coroa do Imperador e uma  uma referência às esmolas coletadas em nome de Santana para que o ex-voto fosse feito.

Por Marcelino de Castro

.

.