O Governo Federal quer vender uma área de proteção ecológica localizada entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O espaço integra uma lista de 139 bens em Minas Gerais que podem ser colocados em um leilão, previsto já para este mês de março. Em BH, são 50 hectares que, em novembro do ano passado, foram apresentados em um feirão pelo Ministério da Economia e dezenas de ofertas já foram recebidas.
A área que está na faixa da extinta RFFSA, a Rede Ferroviária Federal, estava abandonada mas foi adotada pela população que plantou espontaneamente ali mais de 2 mil árvores. Contrários ao leilão, os ambientalistas defendem a implantação de um parque no local, que já é bastante frequentado por famílias para fazer caminhadas, andar de bicicleta e outras atividades de lazer.
ESPECULAÇÃO E CRIME
O espaço verde em risco é altamente cobiçado por especuladores imobiliários, por se tratar de uma faixa verde localizada em área privilegiada, que divide os territórios da capital mineira e Nova Lima. O espaço mantém preservados os trilhos dos trens que cruzavam antigamente a Serra do Curral.
Na Assembleia Legislativa, já circula um projeto de preservação ambiental e de promoção do turismo, o projeto “Parque Linear Unidos pelo Verde”, que propõe a estruturação e consolidação da área de lazer e a implantação de um Trem Turístico interligando o parque ao Instituto Inhotim, em Brumadinho. Porém, os frequentadores e vizinhos da faixa verde urbana já alertaram que criminosos, supostamente ligados às empresas que têm interesse na área, estão destruindo as árvores e até provocando queimadas.
Lideranças populares, autoridades políticas e vários artistas já manifestaram repúdio à destruição dessa área por se tratar de espaço com 5 tombamentos, 3 de proteção da Serra do Curral, um de preservação da memória ferroviária de Minas Gerais e um por proteger um dos principais mananciais que garantem o abastecimento de água potável à população da Grande BH.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto – Foto/redes sociais