Ouro Preto – A Casa de Cultura Negra reabre suas portas amanhã, sábado, às 17 horas. Com reforma, ampliação e paisagismo. Na reinauguração casa a Secretaria de Cultura entregará o título de patrimônio imaterial da festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
A Casa da Cultura Negra poderá abrigar mais eventos. Ela passa a Contar com anfiteatro para abrigar espetáculos shows e oficinas. A meta da secretaria é que o local se firme como referência dos costumes e saberes da cultura negra. O novo projeto conta com paisagismo com plantas ligada medicina e cultura e a religiosidade africana.”Novamente o espaço vem se reafirmar como polo para as atividades culturais e educacionais”, destacou o secretário de Cultura e patrimônio, Zaqueu Astoni.


Sobre o registro de patrimônio Imaterial da festa do reinado, Zaqueu disse que este título é “uma justa e merecida homenagem dada a importância desta festa, que abre o calendários dos eventos do município de Ouro Preto e seus reflexos no estado de Minas Gerais e o Brasil. É uma justa homenagem pela importância da população escravizada que construiu Ouro Preto e sua influência em nossa cultura, na religião e na cultura. É um momento de grande felicidade e também será feita a entrega da bandeira que foi encontrada na capela do Padre Faria, uma bandeira que remonta mais de 200 anos, uma vestígio material que comprova a existência reinado deste a época da colonização”.

Foto: Ane Souz /PMOP