Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Em Ouro Preto, o aumento de número de casos de COVID é preocupante. O boletim epidemiológico da última segunda-feira, 10 de janeiro, registrou 100 novos casos e uma taxa de 70 por cento de ocupação dos leitos de UTI. Já o boletim de ontem, terça-feira, indicou outros 52 casos e a taxa de ocupação dos leitos subiu para 100 por cento.

O secretário de Saúde Leandro Moreira confirma que a situação é preocupante: “Estamos em alerta. Nos últimos dias, a procura por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios vem aumentando gradativamente, e o número de casos positivos também”. Segundo ele, as Unidades de Saúde que estão atendendo os sintomáticos respiratórios estão realizando testes em todos os que procuram: “Precisamos ter muito cuidado para que a pandemia não nos obrigue a regredir com relação às restrições”, ele avisa.

O secretário também reforçou a orientação dada aos pacientes que testaram positivo, de se manterem isolados. A toda população, Leandro lembra que “o uso da máscara associado ao avanço da vacinação é o caminho mais eficaz para a estabilidade da pandemia”. Ele ainda informou que não apenas a UPA, mas também os Postos de Saúde, estão preparados para prestar atendimento aos que apresentam os sintomas.

VACINAÇÃO

Em Ouro Preto, o cronograma de vacinação precisou ser interrompido em razão dos transtornos provocados pelas chuvas. O secretário Leandro Moreira afirma que pretende realizar nova convocação a partir da quarta-feira da próxima semana (19/11/22), caso as dificuldades de acesso permitam e “se houver o abastecimento das doses”, que é feito pelo governo do Estado.