Mariana celebrou 325 anos de história no dia 16 de julho e os eventos em comemoração da data foram marcados por homenagens, reconhecimento e inaugurações de obras que marcam o desenvolvimento da identidade da primeira cidade de Minas Gerais. A entrega dos Monumentos na entrada da cidade, a Missa alusiva ao aniversário de Mariana e à sua Padroeira Nossa Senhora do Carmo, o recebimento da construção do novo Fórum e a entrega das medalhas do Dia de Minas fizeram parte da programação.

Durante a manhã do dia 16, foram entregues para a população os monumentos em homenagem à história de Mariana na entrada principal da cidade, no canteiro em frente ao Terminal Rodoviário. O portal é uma releitura que faz alusão às formas arquitetônicas dos monumentos antigos das cidades históricas de Minas. Um dos monumentos se assemelha a um chafariz, com o brasão do município e uma coroa no topo fazendo referência à importância da primeira capital de Minas Gerais. O outro é uma ponte em alvenaria de quartzo, pedra muito utilizada nas edificações e cantarias de Mariana. Os arremates, textura e cores, também fazem referência ao contexto histórico e arquitetura colonial da cidade.

A tradicional cerimônia religiosa, realizada há séculos em louvor à padroeira da cidade como forma de devoção, foi realizada no Santuário de Nossa Senhora do Carmo. A celebração ocorreu com público limitado devido à pandemia do novo coronavírus e foi acompanhada por fiéis e personalidades.

Novo Fórum e homenagens

Dando continuidade à programação dos 325 anos de Mariana, aconteceu a inauguração do novo Fórum Doutor Armando Pinto Monteiro. Localizado no bairro são Cristóvão, a nova sede suprirá a demanda judiciária da cidade que, a partir de agora, conta uma estrutura que vai proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento à população. Durante a entrega, dez personalidades foram homenageadas com a tradicional Medalha do Dia de Minas Gerais.

A nova sede da comarca contará com dois pavimentos, com espaço para três varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Juizado Especial, Tribunal do Júri e setores de apoio. O prédio contará com um elevador para proporcionar maior acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. A edificação obedece aos princípios de sustentabilidade e segurança, com sistema de iluminação eficiente, sistema eletrônico de controle de acesso e sistema de ar-condicionado em todos os ambientes.

Dia de Minas

Devido as medidas adotadas contra a propagação da Covid-19, o Dia de Minas se estendeu ao sábado, 17. No Museu da Música, a Administração Municipal homenageou 23 personalidades com a Comenda Medalha do Dia de Minas.

Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o Dia do Estado de Minas Gerais é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo. Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

Cristiano Casemiro, orador oficial dos homenageados, proferiu seu discurso voltado a valorização da comenda e ao chamado de zelar por Mariana e por Minas Gerais. “Aos homenageados deste dia, lembrem-se sempre que o mineiro tem o peito de ferro e coração de ouro. Lembrem-se deste dia como uma missão. Agora todos, as senhoras e senhores agraciados, tem a obrigação de lutar pelos ideais mineiros de Justiça, de liberdade e de igualdade.  Minas nasceu e se batizou nas águas do Ribeirão do Carmo e nas montanhas de Mariana respira ares de liberdade. É momento de unidade de Minas, momento de projeção de Mariana. É hora de preces por dias melhores para os mineiros e brasileiros. Bem-dita sejas Mariana, mãe e mestra de Minas Gerais”, enfatizou.

O desembargador Caetano Levi Lopes também prestigiou a cerimônia. Em sua fala, pontou sobre parte da história do nascimento da província de Minas Gerais e sobre a importância do recebimento da Comenda Dia de Minas. “Nós que já recebemos, os senhores que a recebem agora, temos a responsabilidade grande para com Mariana e para com Minas Gerais”, afirmou.

Confira os homenageados:

1 – Airton José dos Santos

2 – Ana Cristina de Souza Maia

3 – Bernardo Campomizzi Machado 4. Cirlaine Maria Guimarães

5 – Cristiano Casimiro dos Santos 6. Davi Roque de Melo

7 – Gilson Soares Lemes

8 – Henrique Abi-Ackel Torres

9 – Igor Bráulio Gomes Rola

10 – João Augusto Ribeiro Nardes

11 – João Vítor Xavier

12 – José Eustáquio Lucas Pereira

13 – José Fernando Aparecido de Oliveira 14. José Sales de Souza

15 – Lucas Prado Kallas

16 – Luciano Guimarães do Nascimento 17. Luiz Fux

18 – Marcela Oliveira Decat de Moura 19. Marco Antônio Mól dos Santos

20 – Maria Marta Guido de Lima

21 – Marília Carvalho de Melo

22 – Newton Teixeira Carvalho

23 – Raquel Gomes de Souza da Costa Dias

24 – Renata Gil de Alcântara Videira

25 –  Rodrigo Otavio Soares Pacheco

26 – Sebastião Alves dos Reis Junior

27 – Sergio Santos Rodrigues

28 – Solange Ribeiro dos Santos Reis

29 – Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira

30 – Thiago Marton Azzi

Fonte: PMMA Fotos: Lívia Ferreira