O Prefeito Celso Cota está em Brasília para acompanhar a assinatura da repactuação do Acordo de Mariana do Governo Federal junto às mineradoras Vale e BHP Billinton – mantenedoras da Samarco – referente a indenização compensatória ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.
Acompanham o chefe do Executivo Municipal o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas e o procurador da Prefeitura de Mariana, Leonardo. Nesta quinta-feira (25), representantes do Governo Federal apresentaram as diretrizes do acordo, também com a presença do prefeito de São José do Goiabal, José Roberto Gariff, que presidente o Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (CoriDoce) e Silvério da Luz, ex-prefeito e prefeito eleito de Rio Doce.
Expectativa
Nesta sexta-feira (26) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o acordo de repactuação. A Mesa da Repactuação é composta pela Justiça Federal de Minas e Espírito Santo (TRF6), Ministério Público dos dois estados, Conselho Nacional de Justiça, Governo Federal e governos de Minas Gerais e Espírito Santo. Os municípios da Bacia do Rio Doce não participam da mesa da repactuação.
Após a cerimônia, os municípios integrantes do CoriDoce, no qual Mariana faz parte, tem até 120 dias para aderir ou não ao acordo. Mariana deve ser contemplada com 20% do valor dos recursos direcionados às cidades mineiras e do Espírito Santo que foram afetadas pela tragédia.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Mariana
Foto: Acervo pessoal Celso Cota