Mariana – O prefeito Celso Cota visitou nesta  quarta-feira, 6 de novembro, as obras de restauração da Estação Ferroviária de Monsenhor Horta, uma ação realizada pela Fundação Renova. As intervenções fazem parte das condicionantes do licenciamento ambiental para a construção do novo distrito de Paracatu. 

 A restauração do espaço, tombado pelo município, contou com a recuperação da cobertura com telhas cerâmicas, dos pisos e dos forros de madeira, revitalização de portas e janelas, além de melhorias de acessibilidade.

Celso Cota disse que “essa é mais uma conquista para o nosso património. O nosso objetivo é dar funcionalidade ao espaço, transformando ele em um local de arte e gastronomia. Valorizando a cultura e as aptidões do distrito,”salientou. 

As obras foram executadas pela Fundação Renova com o acompanhamento do Conselho de Patrimônio de Mariana (Compat). Após a finalização das primeiras ações, foi solicitado pelo órgão o cercamento definitivo do local, que segue em execução.

Acompanharam o prefeito Celso Cota, na visita o vereador Marcelo Macedo, representantes da comunidade e de instituições culturais do distrito de Monsenhor Horta.  Durante a visita, foi definida a gestão do espaço, que será de responsabilidade de uma instituição local no intuito de preservar as manifestações culturais tradicionais como o artesanato, a música e gastronomia de Monsenhor Horta. 

Sobre a Estação 

Foto: Carol Pessoa/PMMA

A Estação foi construída no início do século 20 e inaugurada no ano de 1923, como parte do ramal de Ponte Nova (MG). A estrutura foi fundamental para o desenvolvimento econômico do distrito de Monsenhor Horta e de Mariana, permitindo o acesso dos moradores da região à capital do estado. Atualmente, o transporte de passageiros e cargas está desativado.

Por Marcelino de Castro com Assessoria da Samarco

Foto destaque: divulgação Prefeitura de Mariana