A Fundação GORCEIX (FG) existe há 62 anos. Foi fundada em 18 de abril de 1960 e, desde então, está inserida na história de Ouro Preto e Região. Seu ato de fundação foi presidido pelo então presidente da República, Juscelino Kubistchek de Oliveira que, três dias depois, inauguraria Brasília, a nova capital da República.


A GORCEIX é uma instituição sem fins lucrativos e desempenha papel importante no apoio aos estudantes carentes, bem como ao ensino e à pesquisa da Escola de Minas (EM/UFOP), oferecendo bolsas de estudo de diversas modalidades, estágios e cursos de complementação da formação acadêmica.


Em outra vertente mas no âmbito da UFOP, a Gorceix, atua com fundação de apoio, sendo responsável pela gestão e prestação de contas dos Projetos de Pesquisas que lhe são entregues pela Universidade. Além de toda essa atuação técnico-científica, a FG não fica restrita à Escola de Minas, no apoio a seus alunos carentes e no desenvolvimento de novas tecnologias. De acordo com seus princípios estatutários, em sua vertente social, realiza ações solidárias que beneficiam toda a comunidade de Ouro Preto e Região.


Segundo professor Cristovam Paes de Oliveira, Presidente Executivo da FG, “nos últimos anos, estendemos, dentro da nossa vertente de ação social, a assistência à comunidade carente de Ouro Preto e Região, através de um apoio efetivo às entidades filantrópicas, que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a Santa Casa, Fundação Sorria, Centro de Saúde UFOP, Companhia da Gente, Apae, Lar São Vicente de Paulo, Pastoral do Menor e Adolescente e Associação dos Catadores de Papel”, Pré-Vestibular Humanista, Curso Prático de Obras (que capacita profissionalmente quem quer atuar na área da Construção Civil), dentre outras”.


Em face da pandemia, a FG, além de usar recursos próprios, organizou uma campanha de doação entre os ex-alunos da Escola de Minas e amigos de Ouro Preto, que permitiu doar para a Santa Casa e para o Asilo São Vicente de Paulo materiais como EPIS (Equipamentos Proteção Individual) destinados aos profissionais de saúde, insumos e equipamentos hospitalares. Essas doações permitiram minimizar o sofrimento causado pela COVID 19, que atingiu brutalmente nossa comunidade.


Para prover os recursos aplicados em sua vertente social, a Gorceix é hoje uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor mínero-metalúrgico brasileiro, atuando também no setor de Petróleo e Gás, em parceria com a maior empresa brasileira, a Petrobras. É nessa vertente que a Fundação capta recursos, através de Projetos contratados por inúmeras empresas, o que lhe permite um orçamento anual independente de doações ou mesmo repasses públicos ou privados.


Na Área ambiental, a Gorceix desenvolve importantes atividades, além de estar assumindo, pela segunda vez, em convênio com a Prefeitura de Ouro Preto, a gestão do Parque das Andorinhas, ressalta o Prof. Cristovam Paes. Dessa forma, promove a recuperação total da área, para permitir, aos ouro-pretanos e turistas, aproveitar o Parque como espaço de lazer, apreciando as belezas do local, com segurança, e ainda preserva o meio ambiente, na região da nascente do Rio das Velhas, de importância estratégica para o abastecimento de água de dezenas de cidades, notadamente Belo Horizonte.
Fonte: Assessoria Fundação Gorceix

Foto destaque: Professor Cristovam Paes de Oliveira, Presidente Executivo da Fundação Gorceix