Hoje deveria estar publicando a Coluna Tiquinho de Política, mas vou homenagear um amigo que fiz na praça Tiradentes, Aquiles Rique Reis, ele que em 1967 estava com Chico Buarque defendo “Roda Viva”, no Festival da TV Record. A Coluta Tiquinho de Política fica para amanhã, inédita na edição de aniversário dos 20 anos do Diário de Ouro Preto. Hoje vamos ouvir MPB4 60 anos de MPB!
Com uma carreira de muitas parcerias de sucesso que garantiram à música brasileira letras inesquecíveis como “Roda Vida” com Chico Buarque, o MPB 4 formado por estudantes de Niterói em 1965, hoje depois de 60 anos estão em turnê “MPB4 60 anos de MPB” e é o tema da Coluna Musical de hoje.
Temos a satisfação de ter como colunista Aquiles Riques Reis, fundador do MPB4. Ele que tão bem descreve os artistas do setor musical de forma brilhante em sua Coluna Musical do Aquiles, veiculada às terças em diariodeouropreto.com.br, fico até envergonhado de ter que descrever esse grupo para nossos leitores, afinal de contas não alcançaria a maestria do Aquiles ao apresentar os artistas nacionais.
Mas vamos lá, como canta o MPB4, “Amigo é para essas coisas!” Então hoje é a minha vez de apresentar este grupo, que há várias gerações alegram esse povo que bole quando se canta, e criado no samba temos a musicalidade do MPB4, que também é jazz!
Para comemorar os 60 anos do MPB4 e da MPB, o ano de 2024 será todo marcado pelo lançamento de álbum comemorativo pela gravadora Biscoito Fino. O álbum terá participações de compositores que marcaram as seis décadas do MPB4: Chico Buarque, Dori Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Kleiton & Kledir, João Bosco e outros cantarão ao lado de Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira. O repertório será de canções desses compositores, a grande maioria inédita nas vozes do MPB4.
O show de lançamento trará algumas das canções do álbum, completadas por outras que marcaram a trajetória do MPB4, traçando, assim, um amplo panorama da MPB que, assim como o MPB4, completa 60 anos em 2024. No palco com o MPB4 a banda que os acompanha há mais de 30 anos, com João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria).
No show realizado em maio foi aberta a temporada de comemorações, neste show nosso colunista Aquiles Riques Reis agradeceu ao público presente, disse que estava contente com a apresentação.
“É uma satisfação muito grande e, vocês hoje aqui vão dividir com a gente o início de uma festa, que a gente está preparando, que vai ser uma festa de arromba. O MPB 4 está fazendo 60 anos de carreira gente, é uma vida toda, é uma vida toda que nos enche de orgulho, nos enche de responsabilidade, porque a gente vem fazendo isso com muito carinho, com muita disposição, com muita vontade e sempre tendo a receptividade de pessoas como vocês, estão aqui plenas de carinho para nos ouvir e compartilhar com a gente essa festa, a gente vai mostrar para vocês músicas que marcaram esses anos (de carreira)”
Que responsabilidade falar de um grupo tão relevante para a Música Popular Brasileira! Que traz em seu repertório músicas como Iolanda, Cálice, Canção da América, Apesar de você, e claro Roda Viva! Espero ter conseguido apresentar esse show que merece vir a Ouro Preto, deixamos os links para vocês ouvirem esse álbum coroando uma carreira de sucessos! Vida longa ao MPB4! São os votos do Diário de Ouro Preto.
Por Marcelino de Castro
Ouça no Youtube (playlist completa do álbum):
Ouça no Spotify:
Ficha Técnica:
Seleção de repertório : MPB4
Produção musical : Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira
Produção executiva : @cabanasproducoes
Assessoria de mídias digitais MPB4 : @betofeitosa
Assessoria de imprensa MPB4 : @sheilagdasilva
Capa: @ge.pinto
Fotos de divulgação: @leoaversa
Fotos dos bastidores da gravação do CD: Marcelo Cabanas e Claudia Avilez
Projeto gráfico : Nário Nascimento
Gravado, mixado e masterizado
por @lucasarielmix no estúdio da @biscoitofino